Os pilotos da 3ª The Kart Cup enfim foram para a pista para a disputa da primeira etapa do campeonato. Foi no último domingo (4) no Kartódromo de Betim. Uma manhã repleta de corridas dos campeonatos afiliados à Akamig, com direito a Kartódromo cheio e um bom ambiente para passar o dia com os amigos e a família.
Assim como no campeonato anterior, Vinícius Freitas começou com o pé direito, vencendo a corrida. Será que desta vez ele luta pelo título?
Vinícius, o rei das estreias
Na 2ª The Kart o piloto começou com vitória. Depois conseguiu mais um pódio na segunda, porém as etapas restantes não renderam bons resultados, fazendo-o terminar o campeonato fora do pódio, em sexto lugar.
Agora mais uma vez Vinícius venceu na abertura, marcando a pole e revezando a liderança da corrida com Gerdan. O The Kart cogita a possibilidade de contratar Vinícius como palestrante para ensinar como ir bem em estreias.
Com o resultado, o piloto renova as esperanças de ir bem no campeonato, e quem sabe conquistar o tão esperado título.
“Estava com kart bom, perdendo um pouco na retomada, mas conseguia recuperar pois estava bom de reta. A largada demorou muito para acontecer, meus pneus esfriaram. Consegui abrir um pouco no inicio mas devido aos pneus frios estava escorregando, e com isso o Gerdan chegou. Como conheco ele, é um piloto excelente, pensei no campeonato e não fiquei brigando com ele. Conseguimos distanciar, acabei ganhando a corrida no final, em jogo de equipe ele me deixou passar. Foi uma boa corrida, pensando no campeonato foi um bom resultado para nós dois.”, comentou o vencedor em entrevista exclusiva após a corrida. Vale lembrar que Vinícius depois de muitos e muitos anos enfim conquistou um título no kartismo amador. Foi na 6ª Copa Sport Kart MG, no fim de 2017. Agora o piloto já sabe como se faz para ser campeão.
Gerdan continua forte
Após o título na 2 The Kart Cup, Gerdan continua como um dos favoritos ao título. Alguns pilotos saíram, outros entraram, mas parece que o nível do campeonato se manteve. Mesmo com fortes adversários, Gerdan largou em quarto, ganhou posições logo no início, e liderou por várias voltas.
Os adversários vão ter que tirar coelho da cartola para terem chances. Quem sabe levá-lo pra tomar todas no 299 Speed Shop na véspera faça Gerdan render menos nas corridas….
Estreantes vão bem
Três reforços de peso se juntaram à turma do The Kart para fazer do campeonato um dos mais competitivos de Minas. Guilherme Janot chegou em terceiro e fez a melhor volta da corrida. André Correa chegou logo atrás, em quarto. Fechando o pódio Daniel de Castro, piloto já conhecido da turma, já que fez parte da equipe The Kart nas 500 milhas de Betim 2017.
“Larguei em sétimo e fui progredindo na corrida, mas em certo ponto me enganei e acabei prejudicando um piloto. Cheguei em terceiro.”, comentou Guilherme, que acabou levando advertência no lance citado. Mas tudo bem, acidentes acontecem.
“Superou minhas expectativas! Foi uma corrida empolgante com ultrapassagens limpas e conduções corretas de todos os participantes. Isso faz com que a gente se sinta bem para poder fazer um campeonato competitivo.
Que venha logo a próxima etapa.”, declarou André, que é um dos dez “Novatos” do campeonato. A seleção dos 10 pilotos que disputarão um prêmio especial foi feita com base no Ranking de pilotos Akamig. Como o ranking ainda é recente, alguns bons pilotos ainda não estão bem pontuados. Mas muito em breve o ranking vai “amadurecer” e refletir melhor a realidade dos pilotos mineiros.
“Muito boa a estreia no The Kart! Apesar de ja estar razoavelmente cansado por conta das baterias da Copaminas e da Masterkart, consegui fazer uma boa classificação. Apos a largada consegui me desvencilhar de algumas brigas e logo nas primeiras voltas ja estava em terceiro, sem condições para buscar os 2 primeiros. O jeito foi tentar segurar os outros que vinham colados. Segurei ate onde deu mas aí o cansaço cobrou seu preco e um erro bobo me custou duas posições. Fechei a prova em quinto, fiquei muito feliz com o pódio e agora é tentar manter os bons resultados!”, completou Daniel.
Outros estreantes também são destaque
A briga equilibrada no meio do pelotão se tornou uma marca registrada no The Kart. Nesta etapa, apenas 3 segundos separaram o 7º do 16º colocado na corrida. E como se as disputas já não fossem intensas, este grupo ganhou reforços. Os dois que mais se destacaram foram Oliveiros Neto (8º) e Wilson Cristofani (9º).
A evolução dos pratas da casa
Em um grid com 28 pilotos (são 30 no campeonato, dois faltaram), ver Thiago Camilo em 10º lugar é gratificante. O piloto cresceu no The Kart, e em 2018 já tem condições de disputar bons resultados de verdade. O mesmo vale para Diogo Hilário (13º) e Bruno Lourenço (14º), todos apresentaram um ritmo bastante consistente e prometem dar trabalho para os adversários. A propósito, Diogo estava com um foguete em mãos. A Avist vistorias automotivas precisará ser acionada para ver se estava tudo certo com o kart.
Tem gente que já usou descarte!
Mateus Amaral, Victor Silva e Leandro DK não começaram bem. Os três tiveram problemas e abandonaram a corrida. Agora o jeito é usar o resultado como descarte e emendar bons resultados nas próximas etapas. O kart de Mateus aparentemente estragou durante a corrida. Talvez seja uma boa levá-lo à oficina mecânica Quality Service (a melhor de BH) para dar uma revisão geral na máquina.
Como fica o campeonato?
Vinícius sai na frente, a classificação completa pode ser vista no link a seguir.
CLIQUE AQUI
Resultados oficiais
CLIQUE AQUI
Fotos
CLIQUE AQUI
Vídeo da etapa
Inscreva-se no canal do The Kart no Youtube e receba notificações de novos vídeos.
Durante a semana serão publicadas na “NEWS” as deliberações da etapa, classificação oficial e estatísticas da etapa.
Redação e foto: Lucas Prates
Parceiros: