Foi disponibilizado para os pilotos um questionário para avaliação de alguns pontos do campeonato atual, atuação da organização do campeonato e sugestões para a próxima temporada. Foram recebidas 30 respostas (aproximadamente 80% dos pilotos), superando as expectativas da organização.
No geral o campeonato foi bem avaliado em todos os aspectos. A interação dos pilotos pelas redes sociais e o acompanhamento das notícias do campeonato são bastante heterogêneos dentre os pilotos, variando de acordo com o próprio perfil de cada um.
Todas as respostas foram analisadas, e mudanças serão implementadas para a próxima temporada para agradar os pilotos.
Novidades para 2018!
Itens já decididos:
– Extinção do formato utilizado na primeira etapa (12 minutos de tomada de tempo).
– Adoção de seis etapas no campeonato.
– Calendário com doze etapas, utilizando as mesmas datas, kartódromos e traçados dos campeonatos Copaminas e Masterkart.
– Adoção de lastro de 95kg. Apesar do lastro de 100kg ter sido aprovado pela maioria dos pilotos, será necessário fazer esta modificação para 2018. Os kartódromos estão com dificuldades de fornecer lastros suficientes nas corridas. Além disso, o grupo atual possui poucos pilotos acima de 100kg, então a organização entende que o impacto da mudança será pequeno.
– Divisão de grupos: os pilotos que terminarem o campeonato nos Graduados serão mantidos na mesma categoria para a primeira etapa de 2018. As vagas remanescentes nos Graduados serão preenchidas pelos pilotos com melhor rendimento no kartismo amador nas últimas temporadas. A divisão de grupos será divulgada após o término das inscrições.
– Camisa: o modelo mais votado foi o número 1 com 43% dos votos, ele será adotado na 3ª The Kart Cup.
Itens em estudo:
– Horário das etapas: possibilidade de rodízio com os outros campeonatos, podendo as etapas serem realizadas entre as 8:30 e 12:30 dos domingos, dependendo do dia.
– Oferta de jaquetas oficiais The Kart aos pilotos.
– Mudança nos critérios para promoção e relegação dos pilotos a cada etapa.
– Revisão do sistema de pontuação.
– Formação de duplas: pilotos serão divididos em 4 potes, usando os mesmos critérios de divisão de grupos. Os pilotos do pote 1 poderão formar sua dupla com os pilotos do pote 4. Os pilotos do pote 2 poderão formar dupla com os pilotos do pote 3.
O regulamento 2018 será publicado nas próximas semanas, e as inscrições para a próxima temporada serão abertas no mês de novembro. A organização do campeonato pede que os pilotos que tenham outras sugestões, entrem em contato o quanto antes, para que sejam avaliadas e se possível implementadas já no próximo campeonato.
Mudanças já começam em 2017!
O Kartódromo de Betim sugeriu a mudança no traçado da final, principalmente para o Endurance individual Gramane, que o The Kart vai realizar dia 30 de novembro. Estudos foram feitos e foi escolhido um traçado inédito, que não é liberado para o público.
Traçado 11 invertido com chicane
Comprimento: 953 metros
Tempo de volta: 54.600
O kartódromo autorizou a utilização deste traçado, e um teste já foi feito nele. O grupo Amigos do Kart realizou corrida no último sábado (vídeo acima), e os pilotos aprovaram a pista.
Com uma reta grande, duas curvas desafiadoras e alguns bons pontos de ultrapassagem, as corridas prometem muitas disputas e surpresa para todos, por se tratar de um traçado que não é utilizado.
Como a proposta do Endurance individual Gramane é de utilizar o mesmo traçado da Final da The Kart Cup, para que os pilotos possam aproveitar o evento como um treino para a final, a alteração de traçado também afetará a etapa agendada para dia 3 de dezembro.
Antes disso, tem etapa no RBC, dia 5 de novembro, domingo. Será a última corrida antes da grande final. Os pilotos que quiserem indicar convidados para a etapa devem entrar em contato com a organização com antecedência para avaliação.