O desfecho do 6º The kart Championship aconteceu no último dia 1º de dezembro, no Kartódromo de Betim. A sempre aclamada final com 40min de duração e uma parada para troca de kart teve chuva e todos os ingredientes para disputas emocionantes. Na categoria Graduados, Fernando Segatto estava com a faca nos dentes e venceu pela primeira vez no The kart. Guilherme Rotheia ficou de fora do pódio mas mesmo assim faturou o título.
Segatto vence e termina campeonato no top5
Vencer ou vencer. Foi assim que Fernando Segatto encarou a etapa final. Em oitavo na classificação geral, apenas um bom resultado o colocaria entre os 5 melhores do campeonato. E foi isso que ele buscou e conseguiu. A corrida, que começou com pista seca, teve chuva logo na abertura dos boxes. Durante os 40 minutos choveu 3 vezes. Fernando contou com a sorte de parar no melhor momento, para retornar na ponta e vencer. Com o resultado conseguiu finalizar o campeonato na quarta posição.
“Foi uma corrida que fui pro tudo ou nada, estava 12 pontos atrás do Rafael que era P5. Larguei em oitavo, pulei pra terceiro, fui ultrapassado pelo Adriano, fui fazendo uma corrida agressiva porém com calma, observando os Rotheias e o Adriano, ficamos no trenzinho até a parada dos boxes. O Rodrigo Rotheia estava na frente e tinha começado a chover, ele entrou e eu não tinha me preparado [para cronometrar a parada] e resolvi entrar junto. Fizemos a troca e saí junto com ele, eu imaginava que ele estava cirúrgico na parada, só que eu rodei, foi o que me ajudou porque ele acabou fazendo a parada abaixo de 4 minutos e eu fiz 4:02. Aí foi ultrapassar o Adriano na pista, e depois o Guilherme Rotheia passou reto na ‘rodomec’. Eu estava com um kart muito bom na chuva, deu pra controlar e seguir para a vitória, foi show.”, comemorou o piloto do dia, que também fez a volta mais rápida enquanto a pista estava seca.
Adriano fecha com vice-campeonato
Estava muito difícil para Adriano Juliani buscar o título. Mesmo fazendo uma excelente corrida e chegando em segundo lugar, finalizou esta edição com o vice, a 10 pontos do campeão.
“Andei atrás durante todo campeonato, meu objetivo era ficar entre os 5 primeiros. Mas foi uma corrida muito boa, estratégia bem pensada… Após a troca de kart estávamos bem próximos eu, Segatto e os Rotheias. Os dois Rotheias tiveram problemas, e ficou entre mim e Segatto, que estava muito bem na pista. Quando tentei apertar o ritmo, vi que o kart não ia responder mais que aquilo e seria arriscado tentar atacar, então mantive a segunda posição, que pra mim foi surpreendente, por tudo que foi feito no campeonato. Fiquei muito feliz por ter conquistado o vice mesmo estando muito atrás, em um campeonato de nível altíssimo. Deixar aqui meus parabéns ao Gui pelo campeonato. Muito merecido. Andou forte do início ao fim. Agora é descansar e preparar pro próximo ano. Um grande abraço a todos… Nos vemos ano que vem!”, declarou o piloto, que já possui dois títulos no grupo e é um dos grandes ícones do The kart e do kartismo mineiro.
Diretor entrega na última volta
“Em uma corrida de 40 minutos, não adianta ir bem apenas nos primeiros 39 minutos.” Foi assim que Lucas Prates resumiu sua atuação na etapa final. O piloto também tinha poucas chances de top5, mas vinha bem na corrida, e lutava pela terceira posição quando sucumbiu ao retorno da chuva, na última volta. Rodou duas vezes e finalizou em sexto. Com uma punição para outro piloto, herdou o quinto posto e ao menos levou troféu da etapa pra casa. No campeonato, finalizou em oitavo.
Rafael Teixeira e Leandro DK completam pódio
Rafael Teixeira, que vinha acompanhando a disputa entre Rodrigo Rotheia e Lucas Prates nas últimas voltas, beneficiou-se do descuido de Lucas e da punição do Rotheia para finalizar em terceiro, mesma posição que ocupou na classificação geral.
“Largando em quinto, ainda com pista seca, consegui ganhar duas posições na largada, mas logo nas primeiras voltas a pista começou a ficar escorregadia e perdi 3 posições. Por estar com um bom kart fiquei até a última janela de fechamento dos boxes, na volta ganhei uma posição e me mantive em quinto até a última volta.”, resumiu Rafael, que se não tivesse ganhado mais duas posições no final, provavelmente não ficaria no TOP5 da competição.
Já Leandro DK que já venceu corridas em outras edições do The kart, não teve um bom desempenho nesta edição. Seu único pódio foi justamente na etapa final, em quarto lugar.
“Foi uma corrida digna de um campeonato bem feito. Após largar em 19º, já na largada já fui para o pelotão da frente. E quando começou a chover vi que tinha chances de chegar no pódio e foi isso que aconteceu. A galera começou a rodar e fui passando até que quando deram a bandeira branca o Lucas rodou e conseguir passar ele também, chegando em 4º lugar.”, finalizou DK.
Deu ruim, mas deu bão (ou não)
Rodrigo Rotheia, Guilherme Rotheia e Rildo Wendel não tiveram boa corrida. Rodrigo errou a parada e foi punido com o acréscimo de uma volta. Rildo escolheu o momento errado pra parar. E Guilherme escapou da pista na hora da chuva. Os três terminaram a corrida fora do pódio, dois deles mantiveram seus lugares no TOP5 da tabela geral: Guilherme foi o grande campeão, Rildo ficou em quinto, mas Rodrigo acabou caindo pra sexta colocação. Faz parte… Em 2020 tem mais disputas quentes esperando pelos pilotos!
Guilherme Rotheia campeão!!!
Em sua primeira participação no The kart, o piloto, que possui uns 8 anos de experiência, chegou chegando, com duas vitórias nas duas primeiras etapas. Foram 3 pódios no total, além de poles e melhores voltas. Título pra lá de merecido. Disputas sempre leais, posicionamento sempre inteligente, cabeça sempre pensando no campeonato, atitudes de campeão . Em 2020 ele será o cara a ser batido.
Rafael Veloso: a revelação da etapa
Em meio a tantos feras, um piloto com menos experiência precisa ter paciência. Muita paciência. Rafael Veloso fora o terceiro colocado na categoria Acesso do semestre passado, e com isso subiu para os Graduados. Tomou um “coro” atrás do outro nesta edição, mas uma coisa é fato: a cada nova etapa, o piloto fica mais forte. E foi na etapa final que Rafael veio como um leão para mostrar do que era capaz. A oitava posição na corrida, em condições climáticas dificílimas, mostram ao mundo que Rafael também está entre os grandes do kartismo mineiro. Resultado muito superior aos das etapas anteriores, e que lhe colocaram no tão cobiçado TOP10 da classificação, dentre 22 pilotos. Que sirva de exemplo para os próximos pilotos que subirem de categoria!
Mensagem do diretor
– Que merda que eu fiz na última volta! 🙁 Mas tá valendo. Tudo vale quando a turma é legal, e as disputas são duras porém leais. O kart segue cumprindo seu papel, pra mim e para muitos da turma, de DIVERTIR e de proporcionar novas AMIZADES. Muito obrigado a todos e nos vemos em 2020.
Resultados oficiais e estatísticas
CLIQUE AQUI
Classificação Graduados
CLIQUE AQUI
Classificação Acesso
CLIQUE AQUI
Fotos Graduados
CLIQUE AQUI
Fotos Acesso
CLIQUE AQUI
Próxima etapa
O calendário 2020 já está divulgado no site LP1.
The Kart Championship, um campeonato do Grupo LP1 Kart Racing.
@thekartchampionship #mkmetais @avist.vistorias @akamigkart @lp1kart @299speedshop
Redação: Lucas Prates Foto: Bruno Carvalho (@tonafoliabh)