A segunda reportagem da série especial Fórmula SAE Brasil traz um pouco mais da história da equipe Fórmula Cefast do Cefet-MG e uma conversa exclusiva com um de seus membros.
O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, onde os estudantes devem conceber, projetar, fabricar, e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. A equipe Fórmula Cefast foi fundada há cerca de 10 anos, e conta majoritariamente com estudantes das Engenharias Mecânica e Elétrica do Câmpus 2 do Cefet-MG. A equipe aposta na continuidade do projeto e repasse de conhecimentos. Todo ano há processos seletivos para preencher as vagas dos estudantes que se desligam do projeto.
Há alguns dias o The Kart acompanhou um dia de testes da equipe, no Kartódromo RBC Racing, e aproveitou para conversar com o estudante de Engenharia Mecânica Rogério Ribeiro. Membro da equipe há dois anos, Rogério atua na área de motores. O jovem diz ter aprendido muito durante esse tempo, e vivenciado uma evolução considerável da equipe, não só em seu setor mas também em outras áreas.
-Tivemos uma melhora grande na calibração do motor, usamos dinamômetro de bancada e fizemos um mapeamento bem melhor do que a gente tinha. Trocamos o combustível, o motor que tínhamos à etanol fundiu e passamos a usar outro à gasolina. Então tivemos que trabalhar todo o mapa de injeção, que foi um grande desafio.
Rogério explicou também um pouco do funcionamento da equipe como um todo, a integração entre áreas, a preparação para as competições e a renovação de seus membros.
-A equipe está sempre investindo no desenvolvimento do carro, o projeto ganha bolsas de pesquisa. A equipe deste ano tinha 32 membros. Agora mudou capitania e gerência da equipe, algumas pessoas formaram, sobraram 18 membros. Estamos com um processo seletivo aberto para preencher as vagas, acredito que com 30 membros dá pra dividir bastante as tarefas. Precisamos de mais pessoas na área da administração da equipe e apresentação de projeto, que foi nosso ponto fraco este ano, nas provas dinâmicas alcançamos o 3º lugar mas nas provas estáticas e apresentação de relatórios ficamos apenas na 29ª colocação.
Como explicou Rogério, na competição deste ano em Piracicaba-SP, o Fórmula Cefast conquistou o terceiro lugar geral, o resultado mais expressivo da história da equipe. Rogério ficou bastante empolgado com a conquista, mas mantém os pés no chão, reconhece alguns pontos a melhorar e vê ainda mais oportunidades para crescer.
-Na competição deste ano vimos muita equipe com ideias boas, coisas que dá pra trazer pra nossa equipe. Um exemplo é o coletor de admissão com geometria variável. Precisamos fazer simulações para ver a eficiência dessas ideias. Para esta competição chegamos a construir aerofólio dianteiro e traseiro em fibra de carbono e fibra de vidro. Fizemos testes e chegamos à conclusão que o pacote aerodinâmico não influenciou muito no desempenho. A asa dianteira aumenta a chance do piloto pegar mais cones, e por causa disso acabamos optando por não utilizar por enquanto.
O regulamento do Fórmula SAE costuma ser modificado a cada dois anos. Para o ano que vem algumas mudanças foram anunciadas. A equipe Cefast já pensa no futuro e planeja suas ações, como relata Rogério.
-Para o ano que vem pretendemos construir outro carro praticamente do zero. Decidimos trocar as rodas aro 13 para aro 10, vamos fazer também um estudo melhor da aerodinâmica para colocação da asa. Ano que vem poderão ser usados motores de até 710cc, até então o limite era 610cc. Algumas equipes provavelmente vão trocar de motor, mas pretendemos continuar com o mesmo CBR 600 RR da Honda.
Nas competições automobilísticas isso acontece com frequência. Quando há mudanças pequenas, muitas equipes preferem manter seu equipamento, pois seu desempenho já está otimizado. Quem opta pelo equipamento novo pode demorar para encontrar o melhor rendimento. É exatamente essa explicação que Rogério atribui ao fato da equipe optar por continuar com o mesmo motor para a próxima temporada.
-Não compensa mudar agora, até pelo know-how que já temos com este equipamento. Se mudar muita coisa no projeto pode ser que o desempenho piore e seja difícil identificar o problema.
O processo seletivo do Cefast para captação de novos membros para a área administrativa está aberto até dia 2 de janeiro, posteriormente será aberta seleção para área técnica (mecânica, elétrica e TI). A equipe também tem interesse em dar oportunidade aos calouros. Segundo Rogério, a equipe não exige conhecimentos prévios de seus membros, exige apenas o desejo de aprender o máximo e desenvolver novas tecnologias.
O estudante contou que a área administrativa é nova na equipe, há apenas duas pessoas atuando. Por alguns anos estas tarefas ficaram a cargo de alguns membros da área técnica, que acumulavam funções. O objetivo agora é buscar novamente alunos da Administração, nas outras tentativas poucos alunos deste curso demonstravam interesse ou disponibilidade, mas com uma nova divisão de tarefas acredito que eles terão mais interesse, reforçando este setor da equipe.
Rogério contou no fim da conversa que sua vontade é de ser piloto de aceleração da equipe na próxima competição. Fica o convite e incentivo do The Kart para o estudante praticar kartismo amador, é uma ótima maneira de aprender sobre pilotagem e se preparar para a competição, além da oportunidade de se divertir e fazer novos amigos!
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Redação: Lucas Prates
Foto: Lucas Prates, dia de testes da equipe Fórmula Cefast