Rafael vence, e Gerdan conquista o bicampeonato

 

No último dia 3 de junho foi realizada a etapa final da 3ª The Kart Cup no Kartódromo de Betim. O já habitual mini-endurance com 40min de duração e uma parada nos boxes não trouxe surpresas. Afinal de contas todo mundo já aprendeu a correr neste formato. Dos 24 pilotos, apenas um queimou a parada. Porém, isso não significa que não houveram emoções. Muitas emoções.

 

Rafael Teixeira: o dono da bola

Partindo da primeira fila, os dois principais postulantes ao título foram surpreendidos por Rafael Teixeira na largada. Rafael ditou as regras do jogo. Estava inspirado. Fez uma corrida perfeita, liderou praticamente de ponta a ponta e venceu pela primeira vez no The kart, vitória que bateu na trave diversas outras vezes. Com este resultado assegurou a terceira posição no campeonato.

“Hoje fiz uma ótima corrida! Larguei em terceiro e logo antes da primeira curva já consegui fazer as duas ultrapassagens pra cima do Vinícius e Gerdan. E logo abri bem em relação a eles. Aproveitei ao máximo meu primeiro kart que estava bom e fiz a minha parada só no final da janela dos boxes. Na segunda perna não peguei um kart tão bom, mas a boa primeira perna da corrida que fiz me ajudou a não perder a primeira colocação.”, contou o vitorioso do dia, em entrevista exclusiva logo após a conquista.

 

Título decidido nos últimos metros

Mas voltemos a falar dos dois líderes. Separados por apenas um ponto, quem chegasse na frente levaria o título. Vinicius Freitas largou mal mas pelo menos se segurou em segundo. Já Gerdan caiu mais, e só voltou a escalar o pelotão quando embarcou num trenzinho junto com Victor Silva e Guilherme Janot.

Os três logo superaram Vinicius e assumiram a terceira colocação – neste meio tempo Mateus Amaral já tinha sumido em segundo.

Após a rodada de pit stops, Gerdan voltou em segundo, logo à frente de Vinicius. Aí começou a batalha pelo título pra valer. Vinicius tentou muito. Muito! Mas com cabeça fria e muita experiência nas costas, Gerdan soube se defender. Segurou a posição e conquistou o bicampeonato.

Vinicius fez um campeonato igualmente brilhante, e foi alvo de muitos elogios da turma. E o mais importante, a disputa entre os dois durante todo o campeonato foi extremamente limpa e leal, e ficará marcada na história do kartismo amador mineiro.

“Corrida muito boa, eu era líder do campeonato e largava em primeiro, mas minha largada não foi boa. O kart não estava bom de retomada, em determinado momento andei em sexto, mas com o Gerdan junto. A corrida foi bem disputada, entrei junto com ele no box, pegamos karts equilibrados tentei de todas as formas passar ele mas ele é um grande piloto. Gerdan merece muito o título, muita gente evoluiu no campeonato, isso é bom para as próximas edições.”, contou o vice-campeão Vinícius.

“Foi uma das corridas mais difíceis do ano. Largando em segundo, perdi varias posições na largada. Meu objetivo era ficar à frente do Vinícius, no começo ele abriu um pouco, mas consegui arrumar um parceiro na pista, na verdade, dois, o Victor Silva (o garoto tá andando muito) e o Guilherme Janot. Passei o Vinicius antes da parada, mas o Rafael (p1) já havia aberto uma boa diferença. Fiz a parada e retornei com o Vinícius na cola, não desgrudou um minuto. Mas fiz o traçado de forma bem fechada, não dando brecha a ele. Assim, conduzi o kart para o segundo lugar, cumprindo o meu objetivo, depois de muita pressão.” comentou Gerdan, bicampeão do
The Kart e que está confirmado no próximo torneio.

Gostaria de registrar um elogio ao Vinícius, pela conduta em todas as etapas do campeonato e, principalmente,
na final, houve um respeito muito legal. Tenho certeza que ele já está entre os melhores pilotos da atualidade e é um grande candidato ao título na próxima temporada.”, emendou o campeão.

 

Victor Silva, um dos destaques do campeonato

O jovem Victor Silva mandou muito bem na 3ª The Kart Cup. Agora já com uma certa experiência, o piloto tem disputado de igual pra igual com os melhores pilotos do Estado em várias ocasiões. Venceu uma das etapas, e chegou à final com chances de top5. Mas fez mais. Andou forte o tempo todo, fez a melhor parada nos boxes, e terminou em quarto lugar, mesma posição que encerrou o campeonato.

“A corrida foi muito boa, larguei de quinto lugar. Foi uma boa largada, passei boa parte da corrida empurrando o Gerdan até que fiz minha parada. Terminei a corrida em quarto e consegui levar o troféu de quarto lugar no geral para casa!”, contou Victor, que foi representado no pódio da etapa [capa desta reportagem] pelo piloto Diogo Hilário. Alguém tem dúvidas que Victor já está entre os grandes?

 

Mateus termina bem a 3ª The Kart Cup e já mira o próximo semestre

Mateus Amaral, outrora candidato a título, não começou bem o ano de 2018. Resultados ruins nas primeiras etapas o relegaram para posições intermediárias na tabela. Mas Mateus cresceu durante o ano, ou melhor, voltou a fazer o que sabe, e com dois pódios nas duas últimas etapas, se enche de confiança para a 4ª The Kart Cup que começa em agosto.

“Larguei da nona posição já nas primeiras voltas consegui estar em segundo atrás do Rafael. Abri uma boa distância do terceiro colocado mas chegou uma hora que o cronômetro foi parar nas minhas costas [estava pendurado em seu pescoço durante a corrida], tive que puxar de volta e com isso desconcentrei, todas as voltas tinha que conferir se ele estava na frente. Com isso os adversários se aproximaram muito. Depois que fiz a parada saí mais ou menos na oitava posição, e partir daí recuperei um pouco na corrida, e acabei na quinta colocação”, contou o piloto.

 

Luiz tem um dia médio, mas garante top5

Luiz Assumpção tinha chance até de terminar o campeonato em terceiro, bastava fazer uma boa corrida. Mas não era bem o dia do piloto. Luiz sofreu um pouco com os karts medianos que pegou, e na corrida fez apenas o suficiente para manter seu lugar no pódio geral do campeonato.

“A corrida foi interessante, a posição de largada era boa. Não larguei bem mas na corrida até melhorei um pouco, cheguei a andar em quinto e finalizei em sétimo. Achei que não ia dar mas consegui top5 no campeonato, meu primeiro top5 em campeonatos. A expectativa pro próximo é me manter lá, mesmo sabendo que o campeonato será mais difícil.”, finalizou Luiz.

 

Como ficou o campeonato?

A classificação final pode ser vista no link a seguir.

CLIQUE AQUI

 

Resultados oficiais

No link a seguir pode ser visto o resultado oficial, volta-a-volta de cada piloto, comparativo de melhores voltas e de tempos de parada. Não deixe de conferir!

CLIQUE AQUI

 

Em breve serão publicadas mais reportagens sobre a etapa final e sobre o desfecho do campeonato. Ainda há muitas histórias pra contar! Fique ligado no site!

 

Fotos

CLIQUE AQUI

 

Redação: Lucas Prates
Foto: Lucas Prates

Parceiros: