Piloto Mineiro conquista título nacional no Kart Amador

O Campeonato Brasileiro de kart indoor é organizado há vários anos no Kartódromo da Granja Viana – SP no mês de outubro. Há poucas semanas o piloto mineiro Alexandre Vieira conquistou o título na categoria Graduados B, competindo contra os melhores kartistas amadores do país.

Alexandre na verdade é paulista, mas mora na terra das Alterosas há muitos anos e faz questão de defender nossa bandeira nas competições. O piloto pratica o esporte há pouco mais de dois anos, já conquistou alguns títulos importantes e atualmente pode ser considerado uma referência no kartismo mineiro. O título no Campeonato Brasileiro se junta às principais conquistas do piloto, e o coloca em evidência agora também diante do país inteiro. O piloto concedeu entrevista excluviva ao The Kart para contar um pouco mais de sua trajetória na competição, confira a seguir.

-Ano passado (2015) foi minha primeira participação no Campeonato Brasileiro. Fui pra final B também (onde classificam do 21º ao 40º colocados da fase classificatória da categoria) mas fiquei em décimo terceiro. Depois disso disputei torneio de verão e de inverno, tudo isso me deu experiência para buscar melhores resultados desta vez.

-Minha expectativa era boa desde o início. Fui muito tranquilo, eu sabia que tinha chances de classificar, não foi da forma que eu esperava mas por outro lado foi muito bom. Não me cobrei muito, pois sabemos que dependemos também do fator sorte, para por exemplo pegar karts bons.

-A melhor corrida com certeza foi a primeira classificatória, larguei em oitavo e venci a corrida. Foi importante por se tratar do principal critério de desempate na classificação geral. Na segunda corrida não peguei um kart muito bom, “remei pra caramba” largando mais atrás e chegando em 16º, envolvi em muita confusão e não consegui sair.

-Consegui ir bem novamente na terceira corrida, larguei atrás e subi pra sexto. Na última larguei em quinto mas peguei kart ruim, terminei em décimo. Classifiquei para a Final B em 24º, pra mim foi bom pois se eu fosse pra final A eu entraria sem pontos de bônus, praticamente iria só para participar.

-Essa conquista é de peso pra mim, considero tão importante quanto o Challenge Brasil que ganhei em Betim no início do ano. Mesmo sendo campeão da Final “B”, disputei com 108 pilotos dentre os melhores do país, participaram muitos paulistas e consegui superar pilotos que correm lá com frequência. Fiquei muito feliz, ainda não caiu a ficha, foi emocionante. Teve muitos pilotos bons, que estão muito bem no ranking nacional, e que ficaram de fora até mesmo da Final B. A categoria Graduados é muito forte.

-Espero ano que vem ter mais uma boa participação, e quem sabe classificar para a Final A e lutar pelo título.

O The Kart parabeniza Alexandre por essa grande conquista alcançada e deseja sorte nas próximas competições. As inscrições para a The Kart Cup 2017 abrirão em breve, fica desde já o convite para o piloto juntar-se a nós e ajudar-nos a fazer deste um grande campeonato.

Redação: Lucas Prates
Foto cedida por Alexandre Vieira