No último domingo (1) foi encerrado o 6º The kart Championship no Kartódromo de Betim. A corrida da categoria Acesso foi um “Deus nos acuda”, com erros na parada obrigatória para troca de kart, reviravoltas, e o título decidido nos critérios de desempate. João Marchesani, mesmo fazendo uma parada ruim, conseguiu vencer pela primeira vez uma corrida de kart. Marco Brasil com o terceiro posto acabou ficando com o título, graças a uma vitória em outras etapas – este é o primeiro critério de desempate.
João Marchesani vence diante de grande torcida
João levou para a final do The kart uma galera. Família, amigos, todo mundo junto torcendo por ele. E deu certo. Mesmo encarando chuva pela primeira vez, o piloto manteve a cabeça fria e fez uma corrida sólida.
“Larguei de 9° e logo na largada creio que cai para penúltimo, então acabou que foi uma corrida de recuperação. No início, eu estava um pouco apreensivo por ser minha primeira vez de kart na chuva, mas com o tempo fui ganhando confiança e melhorando o ritmo, ultrapassando um por um. Com a pista secando, a corrida foi desafiadora considerando que os pontos de frenagem e os traçados eram diferentes a cada volta, o que deu à minha primeira vitória um gostinho especial. Gostaria de agradecer muito à organização do campeonato (Lucas Prates) e a todos que estavam torcendo para mim nesse dia, principalmente, Marilene, Emerson, Felps, Lavinia, Gustavo e Samuel.”, declarou o vencedor, em entrevista no dia seguinte à corrida. Vencer corrida em seu primeiro campeonato, e em um campeonato tão difícil como o The kart, foi certamente um feito e tanto.
Gabriel Lima é segundo e quase leva título
Um dos destaques desta edição foi Gabriel Lima. Não por algum resultado espetacular – o piloto não venceu nenhuma corrida até agora. Mas pela consistência em seus resultados. Foram 3 pódios, e o segundo lugar da etapa final, onde vale pontuação dobrada, o colocou empatado em pontos com o líder Marco Brasil. E se por um lado o título ficou “no quase”, por outro o piloto precisa valorizar seu desempenho e entender que é capaz de ser um grande destaque no kartismo.
“Foi a melhor e mais emocionante etapa do campeonato! Mudanças nas condições climáticas ao longo da corrida, necessidade de parada nos boxes para troca de kart e pontuação dobrada foram elementos que tornaram esta etapa especial. Gerir o tempo de parada para não ficar abaixo dos 4 minutos foi um desafio extra, uma vez que não tínhamos referência de tempo devido ao asfalto molhado e risco de ser punido por reduzir a velocidade na volta de saída dos boxes. O campeonato foi excelente, com disputas intensas e leais, com um nível de competição muito alto.”, resumiu Gabriel, que no primeiro semestre teve uma certa dificuldade em acompanhar o ritmo dos adversários, mas deslanchou no segundo semestre e se colocou em igualdade de condições contra pilotos mais experientes.
Marco campeão! Mas quase fica sem o título
A disputa pelo título estava praticamente fechada entre Marco Brasil e Sandro Shayne. Sandro não foi bem na etapa. Marco ficou em terceiro na corrida, mas tomou uma punição ao entrar nos boxes de forma imprudente. Por algum momento pode ter achado que tudo havia sido perdido, principalmente por um erro na última volta. Mas para a felicidade do piloto, o título veio mesmo assim. Em sua terceira participação no The kart, seu desempenho neste semestre foi imensamente superior aos anteriores. A cabeça também aos poucos está amadurecendo. Título merecido, principalmente pelas disputas de alto nível durante todo o campeonato. Que seja o primeiro título de muitos.
“Que prova! OOOO Sorte! Comecei muito mal sendo que rodei algumas vezes e cheguei a cair para último. Troquei de kart assim que abriu os boxes para perder menos tempo, deu certo, quando as trocas terminaram eu já estava em segundo. Na última volta tentei ganhar a primeira posição mas errei e caí para quinto, mas como alguns pilotos erraram a parada [e foram punidos] subi para terceiro na classificação final da corrida. Cumprimento o Lucas e o Kartódromo de Betim pela organização impecável. Por último quero dar parabéns ao João Marchesani pela primeira vitória: você é bom, mas treina que você fica fera!”, comemorou Marco.
Daniel Rego e Rubinho Machado completam pódio
Daniel Rego cresceu bastante nessa que foi sua segunda participação no The kart. Na etapa final conquistou seu segundo pódio no campeonato, e por muito pouco acabou ficando fora do TOP5 (apenas dois pontos o separaram, em sétimo, do quinto colocado).
“A chuva veio pouco antes de entrarmos na pista e estava muito escorregadio, aproveitei pra parar cedo nos boxes, pra perder o mínimo de tempo possível na pista molhada. Quando voltei pra pista já tinha formado trilho e estava com um kart muito acertado, ai deu pra andar rápido. Foi uma boa corrida, nunca tinha pegado pista molhada e gostei bastante.”, contou o piloto, que em suas próximas participações certamente dará muito mais trabalho aos adversários.
O pódio da corrida foi completado por Rubinho Machado. Estreante no The kart, batalhou muito por este resultado o campeonato inteiro. Sempre com alto astral, disposição, humildade e garra para dar sempre seu melhor. Primeiro pódio dele, pódio bastante comemorado por ele e por sua torcida, que esteve presente para prestigiar a corrida.
“Pista muito molhada e vários pilotos rodando ainda na volta de aquecimento, inclusive eu. Larguei em 11º, muito forte e assim consegui me posicionar bem nas primeiras curvas e fui escalando o pelotão com muita cautela para não rodar. A cada ultrapassagem, freada, curva e a cada saída de traseira, me lembrava do aprendizado de manter a calma e focar na minha corrida. Cheguei à terceira posição, na cola do Taliban, e entramos juntos nos boxes. Infelizmente era muito tarde e a pista já estava secando. Perdemos tempo e posições. Este foi o único (e o pior) erro na corrida. Logo na saída dos boxes consegui passar o Taliban e segurei minha colocação em uma disputa boa e limpa com o Matheus Rocha. Tantas já tivemos, pensei: ‘hoje não, hoje você não vai passar!’. A pista secando e o pneu segurando cada vez mais, consegui por um bom ritmo e finalizar a corrida bem colocado. Após algumas punições subi para quinto e consegui meu primeiro troféu no TheKart. Felicidade que não cabe! ‘Hey Ya!'”, vibrou o piloto, citando sua música preferida da banda Outkast, hit dos anos 2000.
Sandro e Taliban mantém TOP5 no campeonato
Sandro Shayne e Danilo Oliveira não foram bem na etapa final. Sandro queimou a parada e levou punição, finalizou o campeonato na quarta colocação. Danilo teve um resultado mais brando, porém perdeu uma posição na classificação geral e finalizou o ano em quinto. Não foi a corrida dos sonhos para os dois pilotos. Mas levaram troféu pra casa e ano que vem estarão nos Graduados encarando desafios ainda maiores, e chances igualmente maiores de crescerem como pilotos e como esportistas.
Matheus faz melhor corrida da vida e crava melhor volta
No que foi, segundo o piloto, “a melhor corrida de sua vida”, Matheus Rocha andou muito forte, fez a melhor volta da corrida, e fechou em sexto lugar. Não fosse uma quebra de kart ainda nas primeiras voltas, poderia ter ganhado a corrida. Isso porque o piloto perdeu quase 2 minutos na parada obrigatória para troca de kart.
Mensagem do diretor
– Preciso dar os parabéns a todos os pilotos! Muitas gratas revelações, muitos pilotos mandando bem, mesmo não ganhando corridas, e a certeza de que o The kart Championship se tornou um dos mais fortes campeonatos de Minas.
Resultados oficiais e estatísticas
CLIQUE AQUI
Classificação Graduados
CLIQUE AQUI
Classificação Acesso
CLIQUE AQUI
Fotos Graduados
CLIQUE AQUI
Fotos Acesso
CLIQUE AQUI
Próxima etapa
O calendário 2020 já está divulgado no site LP1.
The Kart Championship, um campeonato do Grupo LP1 Kart Racing.
@thekartchampionship #mkmetais @avist.vistorias @akamigkart @lp1kart @299speedshop
Redação: Lucas Prates Foto: Bruno Carvalho (@tonafoliabh)