Mateus Amaral, o campeão da 4ª The kart Cup Graduados

Mateus Amaral está envolvido com o kart amador há muitos anos. Como organizador, tomou conta do campeonato F-zero por algumas temporadas. Como piloto, já disputou torneios individuais e por equipes, sendo suas maiores conquistas até então os títulos no próprio F-zero. Seu engajamento com o esporte é grande, e desde que passou a fazer parte do The kart, trouxe muitos amigos consigo.

Na pista, Mateus é sempre rápido e preciso, detentor de uma tocada limpa e de uma boa concentração. Fora das pistas o piloto é um pouco mais quieto, mas bastante simpático e um tanto brincalhão. Resumindo, tem um perfil que casa muito bem com o espírito do The kart Championship.

Por aqui, o piloto está desde o primeiro campeonato, em 2017. Desde então, coleciona muitos pódios e algumas vitórias, e é até o momento o maior pontuador da história do campeonato. Na maioria das vezes aparece como um forte candidato ao título. Mas o The kart é equilibrado, e vem se tornando cada vez mais forte com o passar das temporadas. Por causa disso, o título bateu na trave algumas vezes, até finalmente ser conquistado na 4ª The Kart Cup.

Em 2018, o mais novo campeão do grupo teve uma maré de azar no início do ano. Toques, quebras, e tudo que podia dar errado. Mas o jogo começou a virar na etapa final do primeiro semestre, onde o piloto conseguiu um pódio no já tradicional e difícil mini-endurance.

Na 4ª The Kart Cup conseguiu emendar bons resultados logo de cara, conquistando 3 pódios nas quatro primeiras etapas. Não era o grande favorito para o título, mas estava ali, entre os primeiros, esperando a chance surgir.

Parece que os deuses do automobilismo já haviam decidido que o título seria de Mateus. Decisão no RBC Racing, pista onde Mateus tem menor vivência, e em situação de chuva, onde Mateus também não apresenta seu melhor desempenho. “Depois da troca de kart, acabei rodando duas vezes sendo que em uma delas acabei perdendo uns 50 segundos”, comentou o piloto no final da corrida.

Mas mesmo com todos estes fatores, todo o resto acabou conspirando a seu favor. Mateus foi o campeão. Mais do que isso, alcançou o primeiro posto diante de outros muitos nomes fortes, como Adriano Juliani e Gerdan (campeões do The kart em edições anteriores), Rildo Wendel (campeão dos campeões em 2018) e Léo Haiduck (finalista Red Bull nacional e detentor de vários títulos), só para citar alguns. Título incontestável de um piloto que batalhou durante dois anos para que este dia chegasse.

Mateus Amaral escreve seu nome no hall de campeões do The kart, e se coloca à altura dos maiores pilotos de kart amador de Minas Gerais. Pois de uns tempos pra cá, ser campeão do The kart passou a ter o significado de levar pra casa uma conquista em um campeonato muito difícil, cobiçado, e de boa visibilidade.

O The kart parabeniza o piloto e agradece sua participação desde sempre. Agora, o que será que ele vai arrumar em 2019?