Marcos Paulo vence Etapa 2 da 4ª The Kart Cup nos Novatos

 

No último domingo (2) foi realizada no RBC Racing a Etapa 2 da 4ª The Kart Cup. O traçado utilizado não possuia tantos pontos de ultrapassagem, isso fez com que as corridas fossem um pouco mais truncadas nas duas categorias.

A corrida dos Novatos foi vencida pelo estreante Marcos Paulo, após um interessante duelo com Iara Torquato do início ao fim da prova.

 

 

Marcos Paulo mantém cabeça fria e vence

Largando da sexta colocação, o estreante Marcos Paulo conseguiu se dar bem na largada. Encaixou boas
ultrapassagens e logo chegou em Iara Torquato, que largou da terceira colocação e igualmente conseguiu um bom desempenho no início para assumir a ponta. Os dois pilotos permaneceram juntos até o fim da corrida, sendo que em determinado momento Marcos deu o pulo do gato para tomar a dianteira e não perder mais.

Para ambos os pilotos foi preciso muita calma e concentração, pois vários adversários estavam muito próximos e qualquer erro poderia custar muito caro.

“Corrida muito boa com um nível alto pela dificuldade do traçado e muito bem equilibrada. Disputa muito limpa,
com tudo isso só faz somar mais ao bom campeonato. Agora é pensar na próxima etapa.”, resumiu Marcos em poucas palavras.

 

 

Iara bate na trave, mas soma pontos importantíssimos para o campeonato

Iara Torquato vem se consolidando no cenário do kartismo amador e já é apontada como uma das melhores kartistas do Estado. Apesar da pouca experiência (pouco mais de um ano), já apresenta uma grande capacidade de concentração e uma boa leitura das corridas. Tanto é que conseguiu uma boa colocação no grid (terceiro lugar) e um bom desempenho nas primeiras curvas, assumindo a ponta logo no início.

Para ser campeão, não é preciso se matar para vencer as corridas. É preciso ser inteligente, e somar o máximo de pontos em todas as etapas. Foi isso que Iara fez. Após perder a liderança, tentou o máximo possível superar novamente Marcos, mas ao mesmo tempo valorizou o segundo lugar e cuidou para que nada de errado acontecesse.

“A segunda etapa do The Kart foi muito complicada e emocionante. Tive uma largada ótima e acabei ficando em
primeiro em algumas voltas. Depois o primeiro colocado Marcos Paulo me passou e eu tentei ao máximo pegá-lo e tentar ficar longe do terceiro colocado. Teve uma batida entre os pilotos e eu quase me envolvi nela, mas
consegui sair ilesa e continuei com o meu segundo lugar. Agora é a concentração pra terceira etapa! Valeu a
todos!”, contou a piloto, que já possui uma vitória no The kart. Tal feito foi conquistado na etapa final de 2017.

 

 

Léo Costa tem dia inspirado, Maurício Oliveira mantém liderança “jogando fora de casa”

O terceiro colocado foi Léo Costa, que mais cedo já havia subido ao pódio no campeonato Sport kart. Lá ele foi
quinto lugar. Aqui, além de ser terceiro, se mantém muito forte na classificação geral, já são dois pódios em
duas corridas.

“Eu já vinha bem otimista do Sport kart onde consegui um pódio, até porque a turma do Sport kart é boa. Vi que eu estava dando boas voltas, larguei na primeira fila mas fui mal na largada. Cheguei a recuperar a segunda posição mas o kart não estava rendendo tanto na reta. Fiquei brigando pela terceira posição. O adversário me passou, andamos no mesmo ritmo, no final um retardatário estava lento e ele não viu, acabou esbarrando no retardatário. Como eu já tinha visto o retardatário antes, joguei por fora e acabei passando os dois. Foi um fim de semana feliz com dois pódios, e vamos ver como vão ser as próximas porque estou me surpreendendo.”, declarou o estreante Léo.

Outro que conquistou dois pódios no campeonato foi o também estreante Maurício Oliveira. O piloto não se deixou intimidar pelo kartódromo no qual andou pouquíssimas vezes até então (ele tem mais costume de andar em Betim). A vitória na estreia somada ao quarto lugar desta etapa dão a liderança do campeonato ao piloto. A luta pelo título ainda terá 3 capítulos, mas se o psicológico ajudar (e sempre ajuda), Maurício vai chegar muito forte nessa disputa.

“Tive um resultado expressivo, porque não tenho costume de correr no RBC. Não peguei o melhor kart mas também não peguei o pior. Sofri na corrida, não consegui acompanhar os da frente. Disputei com o terceiro colocado do jeito que fomos orientados no briefing: com respeito. Fui por dentro, deixei espaço pra ele, deixei espaço de novo na outra curva mas induzi ele a fazer fechado para eu poder dar o X.”, contou o líder do campeonato.

 

 

Diego Paiva conquista seu primeiro pódio

Uma das revelações do ano, Diego Paiva vem apresentando uma boa evolução em sua pilotagem e bons desempenhos nos treinos e corridas amistosas. Na estreia, porém, terminou em 19º, um baita banho de água fria no piloto. Mas como o organizador do campeonato sempre diz, é preciso manter a confiança sempre, e acreditar que bons resultados virão nas próximas corridas. E foi isso que Diego fez. Sem sentir pressão por um bom resultado, e focado em mostrar uma boa pilotagem, nesta etapa o piloto andou o tempo todo na frente. Alguns sustos durante a corrida, mas no fim conseguiu um gratificante quinto lugar e um belo troféu para lembrar pra sempre deste bom momento.

“A corrida foi especial pra mim. Após um P19 em Betim eu estava em busca de um bom resultado no campeonato e hoje veio um pódio quase que com gosto de vitória. O traçado extremamente difícil e o calor aumentaram o nível da corrida. Consegui fazer uma tomada de tempo razoável mas suficiente para largar em quinto. Na largada algumas confusões mas consegui me recuperar já nas primeiras voltas e me firmar em quinto colocado e ir até o final. Uma observação para o tanto que foi exigido da parte física com esse traçado, isso me impressionou também. Mais uma vez a organização do campeonato foi nota 10 e tudo correu nos conformes. Parabéns a todos os pilotos, também, que se respeitaram na pista e tiveram bons comportamentos.”, finalizou o estreante.

 

 

Outros destaques

João Eto e Aldo Silvestre, ausentes na etapa inicial, fizeram sua estreia com desempenhos satisfatórios. João terminou em nono e Aldo em décimo.

À frente deles Davidson Tadeu em oitavo, o piloto está rondando o pódio não é de hoje. Uma hora o troféu vem.

Destaque também para Vinícius Meira, que terminou em sexto lugar, e em um resultado muito mais tranquilo do que em sua estreia, onde até bolhas nas mãos apareceram.

Menção honrosa ainda para Danilo “Taliban”, que havia sido o último colocado na estreia, e desta vez chegou em 14º após andar próximo ao top5 por várias voltas (porém acabou cometendo um erro). Isso mostra que a categoria Novatos é bastante equilibrada, e todos têm chances de obter um bom resultado (desde que não errem sozinhos – risos).

 

 

Confusões tiram um pouco do brilho da corrida

Os pilotos já receberam um pequeno puxão de orelha pelo WhatsApp no dia seguinte à corrida. Apesar da turma ter um ótimo perfil, de se respeitarem bastante na pista e proporcionarem bonitas disputas, houve alguns incidentes que bagunçaram um pouco a corrida, e que por pouco não causaram acidentes graves. Numa delas, ainda na primeira volta, um piloto rodou e vários outros pilotos acabaram também escapando da pista, para tentar desviar do colega. Noutra, um dos pilotos reclamou um pouco de dores após um toque. Os pilotos já foram avisados que este tema será abordado no próximo briefing, para que todos entrem em sintonia e as próximas corridas possam ser ainda melhores.

 

 

Resultados oficiais e estatísticas

CLIQUE AQUI

 

 

Classificação

CLIQUE AQUI

 

 

Fotos

CLIQUE AQUI

 

 

Mensagem do diretor

– É muito bom ver que a turma entendeu a filosofia do campeonato e está empenhada em protagonizar disputas bonitas e leais. O ponto baixo do dia foram os incidentes pontuais que aconteceram na corrida. Porém, o fato de nenhum deles ter sido cometido com más intenções é um tanto tranquilizador. Providências já estão sendo tomadas para que os pilotos se conscientizem melhor e evitem cometer estes tipos de erros nas corridas. No geral, foi uma ótima etapa, a turma está de parabéns e que venha a próxima etapa!

 

 

Próxima etapa

Dia 30 de setembro em Betim, o calendário completo pode ser visto aqui no site.

 

 

Redação: Lucas Prates
Foto: Bruno tô na folia

Parceiros: