Marcos Paulo, o campeão da 4ª The Kart Cup Novatos

No último sábado (15) finalmente foram entregues os troféus da etapa final e dos campeões da categoria Novatos. Marcos Paulo foi o vencedor de ambos: ganhou a corrida final e o campeonato. Na corrida, ele conseguiu colocar uma vantagem de 23 segundos sobre o segundo colocado, vantagem esta construída apenas após a parada obrigatória. Já no campeonato, Marcos triunfou com apenas dois pontos de margem sobre Iara Torquato, a vice-campeã.

Marcos Paulo surgiu este ano, sabe se de lá onde. Mas quando o mundo do kartismo amador mineiro se tocou, ele já estava andando em vários campeonatos. Dedicou como poucos aos esporte durante todo o ano de 2018, buscando evolução e almejando voos altos, mesmo em seu ano de estreia.

Sua dedicação não foi em vão. A pista do RBC Racing (onde treinou a maior parte do tempo) se tornou sua segunda casa. No The kart, foram 3 vitórias em 3 etapas, um incrível 100% de aproveitamento. Porém a disputa pelo título da categoria Novatos não foi fácil. Pelo contrário, contou com muitos duelos entre Marcos e Maurício Oliveira no início, e nas etapas finais contra Iara Torquato.

Na etapa final o piloto precisava vencer para ser campeão sem depender de resultados. E assim o fez. Levou o título com vantagem mínima sobre Iara, outro grande destaque desta edição do The kart. Marcos Paulo finalizou o ano do jeito que todo iniciante sempre sonhou.

Agora, que venha 2019, com desafios muito maiores para o piloto. E já prevendo um futuro a curto prazo, Marcos poderá sentir um pouco de dificuldade em suas primeiras corridas nas categorias principais dos campeonatos. Será preciso calma e confiança para que consiga focar em sua pilotagem e acreditar novamente em seu potencial. A partir deste momento, os resultados deverão voltar a acontecer.

Categoria Novatos mais forte do que nunca

Esta edição do The Kart Championship foi sem dúvida a de mais elevado nível técnico até o momento. Vários pilotos na categoria Novatos apresentaram ritmo e habilidades excelentes, que encheram os olhos dos expectadores.

O que dizer, por exemplo, de Iara Torquato? Uma jovem mulher desbravando com coragem e determinação um esporte que ainda é de predominância masculina. A piloto já havia vencido uma corrida em edições anteriores. Desta vez fez mais, venceu e convenceu. Lutou pelo título até o fim. Foram quatro pódios em cinco etapas, um desempenho incrível. O The kart se orgulha de ter contado com esta excelente piloto, e deseja muito sucesso em sua continuidade no esporte.

Léo Costa, apesar de conhecer o esporte há vários anos, resolveu se envolver mais seriamente com as competições apenas em 2016. Porém o piloto sofreu durante muito tempo com as punições de corridas, aplicadas em 99% dos casos por descuidos do piloto ou falta de experiência. Pois neste segundo semestre seu objetivo era muito claro: terminar os campeonatos The kart e Sport kart sem punições. Conseguiu imprimir mais tranquilidade na pilotagem. Conseguiu alcançar sua meta pessoal, e além disso, sentiu que os resultados acabam por vir naturalmente quando se cobra menos e quando se concentra mais nas disputas. O terceiro lugar no The kart Novatos e o vice-campeonato no Sport kart Novatos fizeram com que o piloto fechasse o ano de forma brilhante.

Junio César, o campeão da 2ª The Kart Cup Novatos, viu o nível técnico do grupo crescer mais rapidamente do que sua própria evolução. Porém, mais experiente, conseguiu lidar bem com a situação e emplacou três pódios no campeonato. Quarto lugar geral merecido e um troféu lindão para encerrar esta fase da sua vida. Em breve ele estará de volta, nós acreditamos.

Fechando o top5 galático de 2018, Maurício Oliveira, o campeão do Kart Challenge Brasil no início do ano. O piloto entrou como favorito na competição. Venceu a primeira prova, mas alguns tropeços pelo campeonato lhe tiraram as chances de título. Mesmo assim manteve o bom nível de pilotagem e salvou um troféu do campeonato. Menos mal. Ano que vem também irá encarar as categorias principais, onde “o buraco é mais embaixo”. Mas o piloto já demonstrou estar à altura.

O The kart agradece de coração a participação não só dos cinco pilotos, mas de todos os demais. As disputas foram incríveis… Quem não conseguiu troféu desta vez, com certeza melhorou sua pilotagem durante o semestre, e ano que vem terá chances de lutar pelo título. E assim o kartismo amador continua crescendo e crescendo…

Redação: Lucas Prates
Parceiros: