Foram mais de 40 dias de espera que quase enlouqueceram os pilotos. Mas enfim eles puderam voltar à pista neste domingo (23) para disputar mais uma etapa da The Kart Cup Minas Gerais 2017. Correndo em um dos traçados invertidos do Kartódromo RBC Racing, os pilotos tiveram bastante trabalho por se tratar de um circuito bastante técnico e desafiador. No fim das contas a experiência de Leo Mol pesou bastante, e o piloto conquistou sua primeira vitória no campeonato, encerrando a hegemonia de Ramon Tancredo que venceu as duas primeiras mas desta vez não teve um bom dia.
Leo, o cara desta etapa!
Leo Mol estava inspirado. Marcou a pole-position, chegou a perder a liderança por algumas voltas mas logo retomou a ponta para vencer sua primeira corrida e voltar ao pódio após um resultado menos expressivo na etapa 02. Somou muitos pontos no campeonato e firma-se como um dos postulantes ao título.
-Corrida muito boa, consegui uma tomada de tempo excelente. Quero agradecer à organização do campeonato, aos companheiros que são hiper leais na pista, hoje graças a Deus veio o pódio, os karts estavam equalizados, as disputas foram todas limpas, foi uma excelente corrida! – contou Leo.
Mas o piloto esteve longe de ter uma vida fácil na corrida! Rildo Wendel e Adriano Juliani também apresentaram ritmo fortíssimo desde a tomada de tempo, e incomodaram o vencedor do início ao fim.
Rildo e Adriano, três pódios em três corridas
Esses dois pilotos estão demais! Com um desempenho impressionante desde o início da temporada, sendo rápidos, constantes e não se envolvendo em confusões, ambos estiveram perto de vencer esta etapa. Rildo deu azar a poucas voltas do fim quando seu kart estragou, mas ainda assim conseguiu completar a corrida em terceiro e terminar de novo no pódio.
-Larguei em segundo, cheguei a liderar por um tempo. No fim o kart quebrou, soltou a tampa do motor e estava travando a roda traseira. Minha sorte é que a gente tinha muita vantagem pro quarto colocado, tinha hora que eu conseguia segurar a tampa do motor mas em algumas curvas eu tinha que soltar. Agora nas próximas tenho que ganhar pra conseguir ser campeão! – contou Rildo, o terceiro da etapa.
-Acho que eu tinha kart para fazer a pole, mas na última volta que seria a mais rápida fui atrapalhado. Perdi uma posição pro DK na largada, achei que ia ter dificuldade de passar ele, mas ele errou sozinho. Fui junto com o Rildo e o Mol, dava pra conseguir mais, mas infelizmente não deu. Mas pensando no campeonato foi um resultado interessante. – completou Adriano, o novo líder do campeonato. Quando perguntado sobre sua preocupação com Ramon Tancredo, o cara a ser batido nesta corrida, não teve dúvidas: -Não me preocupei muito pois eu vi que ele já tinha ficado pra trás. Eu tinha que pensar à frente, a disputa estava bem intensa.
Rafael e Rodrigo conquistam seu primeiro troféu
Esta etapa também consagrou dois pilotos com o primeiro pódio, graças a seus bons desempenhos na pista. Rafael Teixeira chegou em quarto após ausentar-se da etapa 02 do campeonato. Aliás, durante este tempo o piloto esteve treinando em Serra-ES e até participou de uma etapa da The Kart Cup ES como convidado. Parece que a nova experiência fez muito bem!
-Estou feliz demais, primeiro troféu, corrida muito boa. A galera respeitou bastante, a largada foi limpa, bem legal a corrida. Vamos olhar a questão das bandeiras azuis, a gente acaba sendo prejudicado em algum momento, isso pode gerar acidentes. – desabafou Rafael, que foi um dos pilotos que sofreram com os retardatários.
Rodrigo Mayer que bateu na trave em outra ocasião, desta vez sim conseguiu um lugar no pódio após um desempenho bastante consistente a várias disputas com seus adversários.
-Fiz sexto tempo no quali, passei alguns na largada. Andei em quarto, mas no final da corrida caí pra quinto. Estou muito satisfeito, o campeonato é bem organizado. – finalizou Rodrigo.
Bandeiras azuis!
Nesta etapa foram recorrentes duas situações difíceis, que poderiam ser evitadas em muitos casos. Os pilotos estão esquecendo de algumas regras fundamentais do kart. Por exemplo, quando o piloto escapa da pista, a primeira coisa a se fazer é parar de acelerar. Isso possibilita um melhor controle do kart, evita rodadas e retornos imprudentes para a pista. Isto parece óbvio, mas quando o piloto escapa muitas vezes acaba esquecendo.
Outra coisa é quando o piloto recebe bandeira azul. É costume dos kartódromos exibir a bandeira apenas uma ou duas vezes para o piloto, levando em consideração que ele já está sob aviso e facilitará a passagem dos próximos pilotos. Porém não é isso que está acontecendo, muitos pilotos tiveram dificuldade de superar os retardatários nesta etapa, e até toques aconteceram.
Durante as próximas semanas a organização do campeonato fará um trabalho educativo com os pilotos procurando melhorar estes pontos.
Ramon e Mateus em baixa, convidado manda bem
Não era o dia de Ramon Tancredo. Com um kart ruim em mãos largou do meio do pelotão, se envolveu em um incidente, e terminou apenas na décima quinta colocação. Com isso, caiu da liderança para a quarta posição no campeonato.
Mateus Amaral também teve dificuldade nas disputas de posições, e terminou fora do top10. Na classificação caiu para quinto, mas assim como Ramon, ainda tem chances de título.
Menção honrosa para Daniel Fernandes, o convidado do dia, que chegou em décimo sexto e andou em um bom ritmo.
A próxima etapa será realizada no Kartódromo de Betim, dia 28 de maio (domingo) a partir das 9:30. A classificação completa e todas as informações do campeonato podem ser vistas aqui no site.
Redação e fotos: Lucas Prates
Realização: The Kart Championship
Parceiros: Arflan / Hoje em Dia / Quality Service / Planejados PH / Akamig
Apoio: Kartódromo RBC Racing