Junio César conquista no The Kart seu primeiro título

Os títulos em categorias de “acesso” nos campeonatos de kart amador normalmente conseguem resumir uma bela história de evolução do piloto. Talvez por envolver experiências bastante intensas para o novo campeão, talvez por se tratar de sua história recente. O fato é que este título acaba marcando o encerramento de um ciclo, e a abertura das portas para outros desafios ainda mais difíceis.

Junio César. Um cara gente boa e tranquilo que foi introduzido no mundo do kartismo amador por amigos no final do ano passado, começou o ano de 2017 sem grandes ambições, porém empenhado em crescer no esporte. No início do ano Junio já sabia os fundamentos básicos de pilotagem, mas em um campeonato é preciso mais. E Junio sentiu isso na pele. Nas primeiras corridas, as últimas colocações – apesar de um pouco decepcionantes – faziam sentido. Mas Junio teve paciência para esperar chegar sua hora. Sempre ouvindo todas as dicas dos amigos, foi se desenvolvendo no tempo certo, e já no meio do ano, olhares mais atentos já enxergavam nele um novo piloto.

Junio bateu na trave do top10 na final da 1ª The Kart Cup, em junho. Correu as 500 milhas de Betim em agosto e fez tempos de volta compatíveis com a maioria dos pilotos de sua equipe. Na estreia da 2ª The Kart Cup, cravou o 19º tempo e uma vaga nos Graduados um tanto quanto inesperada. Pronto. Junio estava mostrando a si mesmo que sua realidade no esporte já havia mudado.

Durante o campeonato, alternou resultados bons e médios. O pódio conquistado na etapa 4 na categoria Novatos foi o gatilho para colocá-lo na disputa do título da categoria. Foi para a final como líder, e com mais confiança do que nunca. Na corrida final, apesar dos pequenos sustos com a pista molhada, não perdeu o foco. Chegou inteligentemente em segundo lugar ao não disputar a vitória na corrida, e assim não colocar o título em risco. Resultado suficiente para lhe dar o título. Junio escreve seu nome na história do The Kart, e o The Kart escreve seu nome na trajetória do piloto.

“Foi pra mim uma sensação maravilhosa ter conquistado o campeonato, foi uma corrida estratégica onde eu quis evitar disputas no intuito de permanecer na pista devido às condições adversas, para poder no fim chegar em uma boa posição. Larguei bem, com isso pude administrar a corrida. Uma coisa que contribuiu muito foi a parada, acho que fiz um bom tempo. Imaginei que o quanto antes eu parasse seria melhor, pois quando eu voltasse o asfalto estaria em melhores condições, e foi uma aposta acertada. Fico feliz pelo campeonato e poder chegar no título é uma conquista sem tamanho. Pretendo nos próximos campeonatos continuar evoluindo. Gostaria de agradecer algumas pessoas que estão sempre me incentivando, o Lucas, o Rafael e na corrida em especial o Fabiano, piloto que nos novatos se tornou um parceiro e hoje mais uma vez pude contar com a ajuda dele.”, declarou o campeão, em entrevista logo após sua conquista.

Os outros integrantes do top5 dos novatos foram Wilken Drumond, Alexandre Barcelos, Thiago Camilo e Iara Torquato. Alguns deles também mandaram seu recado para esta reportagem:

“Hoje foi um dia muito bacana, logo pela manhã estava em betim a fim de alcançar um bom lugar no ranking geral da The Kart Cup e entrar definitivamente pra sua história. Não é fácil lutar contra gigantes do kartismo, pilotos de graduação incontestáveis, pilotos que vieram com muita vontade de fazer história.
E assim foi, a corrida decidida somente na última volta, onde consegui o quinto lugar nos últimos metros. Um nível elevado, valorizando como nunca todos os pilotos, aqui ninguém antecipa resultados, por isso digo que um segundo lugar geral em um traçado extremamente rápido e perigoso foi realmente o que fez dessa final um momento inesquecível e um passaporte para um 2018 com muitas emoções.”, contou Wilken.

“Estou muito satisfeito pela oportunidade de participar de um dos campeonatos mais disputados do kartismo amador de minas, e em um grupo tão equilibrado. Em minha primeira participação ficar em quarto nos novatos sendo meu primeiro ano me deixa muito satisfeito, obter este resultado expressivo foi uma surpresa e satisfação muito grande. Os outros participantes venderam muito caro este quarto lugar.”, resumiu Thiago.

Os pilotos estão de parabéns, o campeonato foi bastante equilibrado, e isso valoriza ainda mais suas conquistas. Principalmente Junio, que levou pra casa o troféu de campeão. Como dito no início desta reportagem, Junio está neste momento curtindo a conquista que coroa sua evolução no kartismo amador. Daqui alguns dias ele dará como encerrada sua fase de aprendizado, e sairá em busca dos novos desafios, que prometem ser ainda mais difíceis. 2018 promete…

Redação: Lucas Prates
Foto: Diogo Hilário

Parceiros: