Há pouco mais de uma semana a Fórmula Vee desembarcou em Minas Gerais em seu primeiro evento, no Autódromo de Curvelo. A mais nova praça de esportes automobilísticos inaugurada em 2016 já está atraindo as principais categorias nacionais do esporte, com a promessa de sediar também no futuro etapas de competições internacionais.
Mais que um autódromo, o complexo do Circuito dos Cristais conta com uma grande área verde, várias opções de esportes a motor, incluindo esportes off-road, condomínio clube residencial fechado, áreas comerciais e infraestrutura de turismo e lazer de alto padrão, em um empreendimento único na América do Sul.
Gustavo Consoli é piloto de kart amador há vários anos, com participação em campeonatos como o F-Zero (com dois títulos) e o SPORT KART MG, além de também já ter participado como convidado na The Kart Cup 2017. Gustavo e alguns amigos também kartistas amadores são associados do condomínio Casa de Pista, e por isso estão por dentro de todas as novidades e programação de eventos do autódromo. Souberam da vinda da Fórmula Vee e não perderam a oportunidade de ir conhecer.
Gustavo e seus amigos tiveram a oportunidade de pilotar um Fórmula Vee, veículo com chassi tubular, motor de VW Fox 1.6 e mecânica Volksvagem, com caixa de câmbio de 4 marchas. A categoria nasceu na década de 60 e foi criada para ser o elo de ligação entre o kart e as categorias de monoposto, e já revelou muitos pilotos como os Fittipaldi e Nelson Piquet. Pilotar um FVee, ter contato com a categoria e conhecer a pista de Curvelo foi “a experiência mais incrível” da vida de Gustavo, como o próprio piloto descreve. Ele contou em entrevista exclusiva todos os detalhes de sua aventura.
-Sobre o autódromo, foi meu primeiro contato com a pista. É a maior do Brasil em extensão, a pista é muito larga, fiquei impressionado com o traçado que é muito seletivo, tem subida, descida, sequencia de curvas, é sensacional. Nunca tinha tido contato com um traçado tão espetacular nem em simuladores. A reta começa em subida e tem quase 800 metros, termina em uma freada muito forte e na sequência há uma descida em curva cega, você inicia sem saber como vai ser no final. É um traçado pra quem tem coragem!
-Como não conhecíamos a pista, o organizador sugeriu que fôssemos dar uma volta de carro na pista com Wilson Fittipaldi. Na hora não acreditamos! Fomos eu e meus amigos Carlo Rody e José Fernandes. O Wilson é super generoso, humilde, nos deu todas as dicas de como guiar um Fórmula Vee. Foi espetacular, pra se guardar pro resto da vida, ter um piloto tão grandioso por alguns minutos nos passando um pouco de sua experiência.
-Também conversamos com o Cristiano da Matta, piloto mineiro super bem sucedido. Escutar historias do Wilson sobre como guiar em Mônaco com chuva, do Cristiano contando sobre a F1 e Fórmula Indy, não tem preço.
Gustavo contou também sobre a categoria que experimentou, e mostrou estar muito bem informado.
-Infelizmente no Brasil os custos no automobilismo são muito caros. O FVee tem um custo bem mais baixo, o chassi custa 13 mil reais, é o mesmo preço de um chassi novo de kart. Se o piloto quiser comprar um equipamento completo, vai gastar em torno de 40 mil. Penso que a categoria está renascendo no Brasil.
-Eu já conhecia um pouco da FVee, penso na possibilidade de competir nesta categoria. Minha experiencia foi incrível, a tocada é bem menos agressiva que no kart. A velocidade de contorno de curva de um fórmula é impressionante. Um FVee consegue bater o tempo de carros de turismo preparados, e lembrando que o FVee é tudo padronizado, não há preparação, apenas ajustes básicos. Pilotar um FVee foi incrível, tem uma velocidade de reta muito grande, quando você senta no cockpit consegue enxergar pouca coisa, e quando liga o motor, carro e piloto se tornam uma coisa só.
Gustavo terminou mandando um recado para os amantes da velocidade
-Em conversa com o Sérgio que é organizador do FVee, provavelmente vai ter um curso e drive day no meio do ano em Interlagos, quem quiser participar fique atento no site www.fvee.com.br.
Confira a seguir algumas fotos cedidas pelo piloto: