A 5ª The kart Cup começou no último domingo, mais forte do que nunca. Pilotos de casa e pilotos estreantes em ambas as categorias certamente protagonizarão muitas disputas ao longo do semestre. E pelos Novatos, foi um estreante que venceu a etapa de abertura da temporada.
Gustavo estreia de forma brilhante
Gustavo Brandão fez a pole, liderou de ponta a ponta e fez a melhor volta. Conquistou um raro grand chelém, e é um sério candidato ao título. Porém, a aparente facilidade que teve em vencer, não deverá se repetir nas próximas etapas.
“Corrida foi bem tranquila. Saí para a tomada de tempo com um kart ruim e logo troquei. Aí dei sorte de pegar um que estava muito bom, certinho e com bom motor. Tive tempo ainda de fazer uma boa volta e acabei conseguindo a pole. Na corrida eu consegui imprimir um ritmo legal no início e abrir uma boa vantagem para o segundo colocado, o que me permitiu fazer uma corrida mais tranquila, graças a Deus, porque eu já estava bem cansado. Esta já era a minha terceira no corrida debaixo de um calor de matar (risos).”, comentou o mais novo vencedor da turma, citando a dificuldade de participar de vários campeonatos no mesmo dia. Além do The kart, ele também corre no Masterkart e Copaminas.
Marcelo Paiva também é candidato ao título
Quando participou ano passado como convidado, Marcelo Paiva andou parte da corrida em terceiro lugar. Já havia portanto mostrado um pouco de seu potencial. Neste domingo, desta vez estreando pra valer, andou a corrida inteira em segundo lugar, sem ameaçar ou ser ameaçado pelos colegas. Olho nele este ano!
“Foi muito bom ter saído da zona de conforto. Correr de Super kart em traçado diferente foi sensacional. Pela primeira vez corri o traçado invertido no RBC. Sabia que dava pra melhorar meu tempo na corrida uns 0,2 segundos. Infelizmente não consegui. Cometi alguns erros forçando pra acompanhar o Brandão que estava em primeiro. Pensei um pouco melhor e não arrisquei mais, uma vez que já havia colocado uma boa diferença no terceiro e no quarto. Pensando no campeonato, muita coisa ainda pode acontecer, não há motivo pra pânico ainda (risos).”, contou o campeão da Taça BH de kart 2018, campeonato de menor expressão disputado entre amigos na temporada passada (vários dos participantes agora fazem parte do The kart).
“Depois que sofri um acidente de moto anos atrás e estourei meu joelho, achei que nunca mais andaria de kart. Tava sem expectativa nenhuma. E os ‘bunda moles’ que andavam comigo também pararam… Aí apareceu o Diego [Paiva] e trouxe todo mundo, inclusive a minha pessoa. Fiquei com medindo de machucar meu joelho, mas foi só fechar a viseira que o medo passou.”, completou o piloto.
Diego Paiva e Léo Leopoldino mostram evolução
Partindo para sua segunda participação, pode-se dizer que Diego Paiva agora já se posiciona entre os principais pilotos da categoria. Se antes o piloto lutava por posições intermediárias, agora anda entre os primeiros, e também tem chances de título. O mesmo vale para Léo Leopoldino.
“Quando estava pronto para sair dos boxes observei que meu pneu dianteiro direito estava lonado, aí voltei e troquei. Fui pra pista e consegui fazer uma única volta rápida que foi suficiente pra garantir um quarto lugar.
Mais um vez fiz um boa largada e logo após a primeira curva estava em terceiro, fiquei comboiando o piloto Marcelo para dar o bote na hora certa. Mas após algumas voltas meu kart começou a apresentar problemas de funcionamento do motor, nas retomadas ele dava uns engasgos e depois voltava a acelerar. Tive que me adaptar a esse problema e não deixar a rotação cair, mas isso me fez perder contato com ele. Aí meu foco foi manter a vantagem que abri do 4º colocado que estava bem longe de mim. Na penúltima volta o problema do meu kart se acentuou, e ele começou a morrer na saída das curvas de baixa. Foi desesperador porque rapidamente o Leo começou a se aproximar e fui assim até a bandeirada.”, comentou Diego.
“Consegui fazer uma boa tomada de tempo e largar em quinto. Na largada perdi uma posição mas já na segunda curva consegui fazer ultrapassagem em dois karts e me mantive na quarta colocação. O terceiro conseguiu abrir um pouco e aos poucos também estava distanciando do grupo que vinha logo atrás. Fiz a corrida praticamente sozinho, mas bem consistente o que me deixou em uma situação ‘tranquila’ até o final da corrida. É bom começar o ano como terminei, dois quartos lugares seguidos no The kart é um resultado muito bom e importante. Estou muito feliz com o resultado!”, completou Leo.
Thiago Camilo, o piloto do dia
Thiago está de volta ao The kart. Agora mais experiente, largou entre os primeiros e era candidato à vitória. Mas levou um toque logo na segunda volta e caiu pra última posição. O piloto voltou para a corrida e voou. Foi passando um por um, e conseguiu cruzar a linha de chegada numa incrível quinta colocação.
“Apesar dos acontecimentos nas primeiras voltas, foi uma corrida surpreendente e satisfatória porque deu pra brincar bastante, este é o propósito para se estar no kart amador. Não tive uma boa largada, o pessoal veio muito afobado e então eu preferi tirar um pouco o pé na primeira curva para me manter na pista. Depois dos incidentes, eu saí de último e consegui fazer uma boa recuperação, apesar de saber que corridas de recuperação costumam ser difíceis. Eu também dei sorte de estar com kart bom, e assim consegui fazer as ultrapassagens.”, finalizou o piloto.
Resultados oficiais e estatísticas
CLIQUE AQUIClassificação Graduados
CLIQUE AQUIClassificação Novatos
CLIQUE AQUIFotos
CLIQUE AQUIMensagem do diretor
– A estreia da 5ª The kart Cup foi excelente, deu tudo certo, o campeonato parece que subiu ainda mais o seu nível. No meu caso em específico, ficar de fora assistindo não é fácil. Mas assim que eu não estiver mais sentindo dores no braço eu volto a participar.
A corrida dos Novatos foi muito boa, porém houveram mais incidentes que o esperado. No próximo briefing vamos bater um papo a respeito… Já nos Graduados, as disputas foram de altíssimo nível, a turma está de parabéns. Espero que os novos pilotos tenham gostado e que permaneçam no campeonato por muito e muito tempo!
Próxima etapa
Dia 10/03/2019 no Kartódromo de Betim. Todas as informações podem ser vistas aqui no site.
Redação: Lucas Prates
Foto: Bruno Carvalho (@tonafoliabh)
Parceiros: