Neste domingo, 4 de agosto, teve início mais uma edição do The Kart Championship. A etapa de abertura, no Kartódromo de Betim, contou com novos pilotos que vieram para apimentar ainda mais as disputas. Além disso, a grande novidade do semestre: a partir de agora as corridas terão transmissão ao vivo no Youtube, em parceria com a empresa BM Live.
Na categoria Graduados, dobradinha dos Rotheia, que estrearam na competição com o pé direito e mostraram que vêm fortes em busca de um dos títulos mais difíceis do kartismo mineiro.
Guilherme Rotheia vence usando toda sua experiência
Com rendimento ligeiramente inferior aos adversários, Gui Rotheia teve que se esforçar ao defender as posições. Chegou a perder a ponta por alguns instantes, mas logo recuperou e partiu rumo ao topo do pódio.
“Fiz a Pole por 10 milésimos de diferença, o que foi primordial, pois [na corrida] estava em um traçado comum até sofrer alguns ataques em que consegui devolver dando o X na mesma curva. Após isto passei a fazer um traçado 100% defensivo diante do rendimento de kart que tinha em mãos para segurar o P1, que acabou dando certo no final.”, comentou Guilherme, destacando a pole-position “milagrosa” que conquistou. Além de ter sido fundamental no resultado da corrida, ainda lhe conferiu um ponto extra, importante na luta pelo título.
Rodrigo Rotheia segura P2 na raça
É bem verdade que Dr. Rotheia tinha plenas condições de tentar buscar a vitória. Porém, havia dois dificultadores: o primeiro era que logo atrás vinha um foguete, que também atende pelo nome de Lucas Prates. Caso Rotheia abrisse passagem, poderia ficar mais vulnerável aos ataques do diretor do campeonato. E o segundo era que o líder era seu filho e parceiro de equipe em endurances, então é bem natural que houvesse intenção de pelo menos tentar ajudá-lo.
Rotheia não teve vida fácil. Chegou a perder a segunda posição mais de uma vez. Mas soube manter a calma e recuperar a posição, e depois disso segurá-la até o fim.
“No The Kart fiz o terceiro tempo no quali e larguei bem assumindo o P2. Confesso que fiz uma corrida de estratégia defendendo a ‘cria’. O kart dele estava sofrível de reta e tive que fazer um traçado defensivo contra o amigo Lucas Prates que estava com o kart 06 (licenciado pela NASA) voando. Foi sofrido, pois tinha que monitorar a turma de trás que começou a reduzir a diferença. Mas estratégia deu certo pra garantir o P2, com o pupilo em P1 e o amigo em P3. Top.”, contou o experiente piloto.
Diretor volta ao pódio após dois anos
Demorou mas chegou o dia. O organizador do campeonato, mais do que chegar em terceiro, conseguiu durante toda a corrida dar combate contra os líderes, fazendo investidas de tirar o fôlego do público que acompanhava a corrida no kartódromo e também pelo YouTube. Munido de um kart espetacular de reta, chegou a beliscar a liderança. Mas acabou sendo superado novamente, voltando ao terceiro posto.
“É muito bom voltar ao pódio do The kart, ainda mais que atualmente ele é avaliado como um dos mais difíceis de Minas. Jà estava na hora! Uma honra muito grande disputar contra os Rotheias, eu sempre falo isso. Tentei de todas as formas, consegui passar mais de uma vez, então mesmo chegando atrás deles estou muito feliz. Espero manter o bom rendimento nas próximas etapas.”, descreveu o piloto.
Rildo e Segatto lideram segundo pelotão e fecham top5
A disputa também foi frenética no segundo pelotão, composto por Daniel Mendes, Adriano Juliani, Rildo Wendel e Fernando Segatto, este último também fazendo sua estreia no The kart. Muitas trocas de posições e tempos baixos nas voltas finais, que quase lhes deram oportunidade de disputar a vitória contra os três primeiros.
Rildo e Segatto se deram melhor e fecharam a corrida em quarto e quinto, respectivamente. Olho neles nas próximas etapas!
“A corrida foi bem disputada, bem emocionante, tive que fazer troca de kart na tomada de tempo e fiz apenas duas voltas. Por isso não consegui fazer um tempo tão bom, larguei em sétimo, mas logo na largada pulei pra quinto. A disputa foi intensa do início ao fim, inclusive invertendo posições. Ao mesmo tempo que tinha a preocupação em manter a posição, havia a empolgação de tentar chegar nos líderes. Foram totalmente limpas as disputas, e acabou rendendo o pódio, fiquei muito feliz estreando no pódio.”, finalizou o quinto colocado do dia, que também registrou o tempo mais rápido dentre todos os campeonatos da AKAMIG; foi o único a virar na casa de 45 segundos.
Muitas estrelas na pista
O campeonato também tem muitos outros nomes de destaque. Ramon Tancredo, que volta após se ausentar da 5ª edição, Leonardo Franco e Mateus Amorim, destaques em outros campeonatos, são apenas alguns que vieram para reforçar o time. Promessa de muitas disputas e muita emoção!!!!
Resultados oficiais e estatísticas
CLIQUE AQUI
Classificação Graduados
CLIQUE AQUI
Classificação Acesso
CLIQUE AQUI
Fotos Graduados
CLIQUE AQUI
Fotos Acesso
CLIQUE AQUI
Vídeo da transmissão ao vivo – BM Live – Categorias Acesso e Principal
Próxima etapa
A próxima etapa do The kart Championship será dia 01 de setembro, no Kartódromo RBC Racing. Todas as informações podem ser vistas aqui no site.
The Kart Championship, um campeonato do Grupo LP1 Kart Racing.
Redação: Lucas Prates Foto: Bruno Carvalho (@tonafoliabh)