A terceira etapa da 3ª The Kart Cup foi realizada no último domingo (15) no Kartódromo de Betim. E temos um novo vencedor no nosso hall da fama: Guilherme Janot estreou em 2018 trazendo anos de experiência dos campeonatos Masterkart, Copaminas e Tecnokart, e com a vitória incontestável nesta etapa subiu para 4º na classificação e entrou de vez na briga pelo título.
Guilherme e Vinícius batalham e se respeitam
Guilherme disputou com Vinícius Freitas do início ao fim. Largando da pole, não teve dificuldades nas primeiras curvas, mas logo foi alcançado e superado pelo líder do campeonato. Os dois se respeitaram o tempo todo. Guilherme acertou uma ultrapassagem decisiva no final e ficou mesmo com a vitória, foi seu segundo pódio no campeonato. Vinícius chegou logo atrás, em segundo, e mantém a ponta do certame dois pontos à frente de Gerdan.
“Já meio pressionado por tentar manter a liderança do campeonato, a briga está ferrenha com o Gerdan que é grande piloto, eu tinha que largar bem para andar na frente. O traçado com um ponto onde alguns nunca andaram e era mais difícil, queria não estar no bolo, pra não me envolver em confusão. Troquei o kart, em duas voltas de tomada de tempo consegui fazer o quarto lugar. Pulei para segundo na largada e fui brigando pensando no campeonato, não atacando demais pra não errar, assim que deu pra passar eu fui, mas tomei na penúltima volta de novo. Corrida boa, proveitosa, eu estava pensando no campeonato. Preciso manter regularidade ainda, pois no último campeonato não consegui. Estou pilotando um pouco melhor que no campeonato passado, preciso manter o foco para ir bem na próximas. A pista estava cheia desta vez, foi muito legal”, comentou o líder da competição em entrevista exclusiva.
Augusto brilha no vácuo de Gerdan
Gerdan teve um dia complicado. Seu kart não estava muito bom, com isso marcou apenas a 13ª posição no grid. Mas foi à luta. Nas primeiras voltas já pulou para terceiro, e no fim terminou em quarto. Piloto experiente tira leite de pedra.
O grande destaque desta etapa foi Augusto Gomes. Munido de um kart equilibrado nas curvas e rápido nas retas, fez sua melhor corrida até hoje no The Kart. Se alguém contratasse a Avist para fazer vistoria, este kart ganharia 5 estrelas e um Oscar de melhor desempenho.
Voltando ao Augusto, ele estava impossível. Fez o que há muito tempo esperava. E assim subiu ao pódio pela primeira vez no The Kart, na terceira colocação.
“Finalmente peguei um kart bom, muito bom de reta. Eu tinha vantagem na reta principalmente contra o Gerdan, mas ele é fora de série. Conseguiu me passar mesmo com kart inferior. Eu larguei em oitavo e logo pulei para terceiro. Teve uma ultrapassagem no Luiz muito bacana, no cimento eu estava sacrificando a velocidade para sair mais forte, e eu estava conseguindo ultrapassar com isso. Luiz foi super limpo, me jogou mais pra direita, do lado de dentro, e eu fiquei na parte suja da pista. No fim da reta eu estava pronto pra frear mas olhando para a mão dele pra ver se ele ia abrir para tangenciar. Quando ele puxou pra esquerda eu fui junto e com isso consegui fazer a curva e concluir a ultrapassagem.”, contou o piloto, feliz da vida por seu ótimo resultado.
“O Gerdan viu que meu kart estava muito melhor e deu sinal para empurrar, aí eu tive a referencia de um dos melhores pilotos da pista o tempo todo, andamos juntos exceto na curva do cimento onde ele era bem melhor. Foi muito engraçado ele me xingando, mostrando qual era o ponto certo de frenagem. Lá ele distanciava e eu só chegava de novo no meio da reta. Durante a corrida eu estava muito concentrado, não vi placar, não vi o fim da corrida, eu só via o kart dele e a pilotagem dele. A gentileza dele na última volta de me ceder a terceira posição foi coisa de campeão.”, completou Augusto, que tem pouco mais de 2 anos de experiência no kartismo amador, e que deverá passar o resto do mês ‘nas nuvens’ com este resultado. É o que o diretor sempre fala, o resultado um dia vem.
Luiz confirma boa fase com mais um pódio
A quinta colocação foi de Luiz Assumpção, seus bons resultados já estão tão comuns que nem há o que falar sobre ele nesta corrida. O piloto já é referência no grupo, e nesta edição aposta na regularidade para manter as chances de título. Agora é o terceiro na classificação, com dois pódios em 3 etapas.
Mais destaques
Victor Silva conquistou seu melhor resultado no The Kart, chegou em sexto e bateu na trave do pódio.
Leandro DK, que outrora disputara o título, neste campeonato não está bem. Chegou em uma apagada 16ª posição, mas pelo menos melhorou muito em relação às duas primeiras corridas (2 abandonos).
Alexandre Xambinho depois de estrelar este mês uma campanha publicitária da empresa onde trabalha, parece que se encheu de confiança no kart. Largou entre os 10 primeiros e disputou até o fim. A pouca experiência dificultou um pouco suas disputas, e o piloto acabou perdendo posições importantes. Fechou em 15º, mas ainda sim é seu melhor resultado até aqui.
Não era o dia deles!
Em todas as corridas tem uns que se dão mal. Desta vez um deles foi Oliveiros Neto, que largou em segundo, mas foi só perdendo posições. Culpa do kart. No final abandonou a corrida.
Daniel de Castro também não deu sorte com o kart e andou no fim da fila, realidade bem diferente da primeira etapa onde conseguiu pódio.
Thiago Camilo também rendeu menos que o esperado. Apesar de sua pouca experiência, vinha conquistando ótimos resultados, mas neste domingo não manteve a média. Chegou em 20º.
Fredê Godoy finalmente estreou no campeonato, após faltar nas 2 etapas iniciais. Ele é experiente e possui títulos em outras competições, mas não foi bem nesta etapa. Nas próximas provavelmente vai conseguir resultados bem melhores.
Provavelmente o problema não estava nos pilotos. O negócio é parar um caminhão lá, recolher todos estes karts e levar para a Quality Service, a melhor oficina de BH, pra ver se lá eles dão um jeito nestes karts!
Convidados abrilhantaram a etapa
A etapa teve 5 pilotos convidados, número bastante elevado. Todos se comportaram muito bem, e mais do que isso, deram show na pista. Maurício Oliveira e Felipe Freitas andaram o tempo todo entre os 10 primeiros dando trabalho para os outros pilotos. Chegaram em 12º e 10º respectivamente. Já são presenças confirmadas no próximo campeonato.
Nossa pequena notável Natália Xavier também participou desta corrida, para matar a saudade da turma. Andou no pelotão de trás, estava há alguns meses sem andar de kart. Disputou posições a corrida inteira com Cauby Oliveira e Lucas Matias, outro convidado.
Lucas, aliás, rendeu menos que se esperava. O piloto já é capaz de disputar boas posições. Deve ter faltado kart. Ou então o gole no 299 Speed Shop quinta-feira antes da corrida deve ter bagunçado sua cabeça. Se bem que o piloto não bebe álcool. Quem descobrir o que houve manda um SMS aí.
Guilherme Leite foi o outro convidado, mostrou logo seu cartão de visitas comprovando que está no nível da turma, ainda que não tenha experiência em campeonatos.
Como fica o campeonato?
Mudanças no top10! André Corrêa e Alan Silva não tiveram um grande dia e perderam posições na classificação, mas ainda estão no top10. Alan ainda chegou no meio do pelotão. Já André não passou de um 19º.
Guilherme Janot e Wilson Cristofani ganharam posições, este último está colado no top5. A novidade fica por conta de Augusto, que subiu 5 posições e ganha força na disputa.
Vinícius continua na frente, com vantagem de 2 pontos. A classificação completa pode ser vista no link a seguir.
CLIQUE AQUI
Resultados oficiais
CLIQUE AQUI
Em breve serão publicadas na “NEWS” as deliberações da etapa, classificação oficial e estatísticas da etapa.
Fotos
CLIQUE AQUI
Redação: Lucas Prates
Foto: Bruno Tô na folia
Parceiros: