Mais uma etapa do The Kart Championship agitou as manhãs de domingo no RBC Racing. E nos Graduados, o dia foi de Gerdan. Marcou o segundo tempo no qualifying (o pole-position foi o convidado Joanes Gouvea), ganhou a corrida disparado e fez a melhor volta do dia.
Gerdan vence em dia de muita inspiração
Aliando experiência, inspiração e um kart bem equilibrado, Gerdan não deu chance aos adversários. Desde as primeiras curvas conseguiu imprimir um bom ritmo e abrir dos adversários. Vitória incontestável.
“A corrida foi tranquila, peguei um kart ‘sem noção de bão’, quando o piloto tem a noção boa de pilotagem e pega um kart desses, é natural que ele chegue na frente e com uma boa vantagem. O que eu fiz foi aproveitar a oportunidade, principalmente no traçado que mais gosto no RBC”, comentou o vencedor, referindo-se ao traçado invertido completo.
Com três pódios conquistados em 4 etapas , o piloto agora aparece na ponta da classificação e com grande vantagem, já considerando os descartes. “A disputa está aberta, tendo em vista que não se pode descartar a final. Então tenho obrigação de chegar à frente ou bem próximo dos concorrentes ao título”, finalizou.
Convidados deram show à parte
A corrida teve muitos convidados de altíssimo nível, que abrilhantaram as disputas. Eram seis no total, três deles conseguiram chegar entre os cinco primeiros. Diferente da última etapa, onde os visitantes foram um pouco afobados em algumas disputas, desta vez o comportamento de todos foi excepcional, palavras do nosso próprio diretor de provas Marcus Vinícius. Uma prova de que a quantidade de convidados por si só não é determinante para comprometer a qualidade das disputas.
Sempre respeitosos e aguerridos, os convidados protagonizaram belíssimas manobras e mantiveram “ocupados” os pilotos do campeonato por toda a corrida, como tem que ser.
Leo Haiduck largou mal do terceiro posto, mas se recuperou ainda no início da corrida e ainda conseguiu alcançar Rildo Wendel. Os dois foram juntos até o fim, com o convidado escoltando o agora vice-líder da competição.
“Saí junto com o Gerdan para a tomada de tempo, ele abriu muito de mim, meu kart não tava bom mas vi que também não estava tão ruim. Mantive o kart, fiz p4, mesmo dando uma volta a menos que a maioria. Pulei pra segundo na largada. A corrida foi bem tranquila, basicamente mantive minha posição. Depois de um certo tempo o Léo chegou e até me empurrou um pouco, mas mesmo assim Gerdan continuava mais rápido.”, declarou Rildo.
O pole-position Joanes deixou todos passarem na primeira curva, para se aventurar vindo lá de trás escalando o pelotão. O experiente piloto teve bastante diversão durante a corrida, e ainda conseguiu chegar em quarto.
Milton Santos, figurinha carimbada do grupo, participou mais uma vez como convidado e conseguiu seu melhor resultado até agora. Largando de último, como sempre solicita, também passou uma galera, e finalizou a corrida fechando o top5.
Famosa “batalha do meio do grid” ganha um novo capítulo
Logo atrás, uma multidão andou junto a corrida inteira, como aconteceu em TODAS as corridas dos Graduados neste semestre. Porém, desta vez valendo pódio. Alan Silva foi bem nas primeiras voltas, mas foi alcançado pela turma. Ao menos conseguiu segurar a sexta posição. Mateus Amaral e Jadson se deram bem nas disputas e chegaram na sequência, à frente dos demais adversários. Os três herdaram lugar no pódio ao serem desconsiderados os resultados dos convidados. Primeiro pódio de Alan no campeonato e primeiro pódio de Jadson neste semestre.
“A corrida foi apertada, com muitas trocas de posições. Larguei em quinto, mas acabei ficando um pouco pra trás na largada. Dei meu máximo pra chegar ao final no pódio. Como sempre a The Kart graduados traz boas disputas e com a evolução dos pilotos etapa a etapa, esse pódio na penúltima etapa traz muita alegria. É meu primeiro troféu The Kart, espero que seja o primeiro de muitos!”, comemorou Alan, que subiu ao pódio na terceira posição.
“Mais uma vez não fiz uma boa tomada de tempo. Larguei fora do top10, na largada mantive a posição e fiquei brigando boa parte da corrida com pelotão intermediário. Depois consegui abrir vantagem e fui disputar com outro pelotão que ia do quarto ao sétimo colocado e nele estava incluído dois convidados.”, contou Mateus, que não vem tendo um bom desempenho em tomadas de tempo.
“Fui mal na tomada de tempo, errei na última curva na última tentativa. Larguei em décimo, larguei bem. Estava em quinto ou sexto quando cometi um errinho pequeno, veio uma fila e me passou. Recuperei duas das posições perdidas e peguei pódio desconsiderando os convidados. Acho que faltou braço no final, isso vem acontecendo direto. Agora é pensar na final, quem sabe alguém comete um erro e consigo beliscar um top5, já pensou?”, comentou o otimista Jadson. De fato, na final tudo pode acontecer, basta o piloto acreditar.
A corrida em outros detalhes
A batalha do meio do grid chegou a contar com dez pilotos no total. Nossa pequena notável Natália Xavier, coitada, foi ejetada da disputa logo no início. O diretor Lucas Prates e o convidado José Oliveira perderam rendimento na parte final e também ficaram pra trás.
Duda Vieira pegou no sorteio um kart que estava um foguete nas retas, o que facilitou bastante nas ultrapassagens. Conseguiu chegar em nono e se manter vivo na disputa pelo título. Alexandre Barcelos, estreando nos Graduados, tomou umas ultrapassagens mas ainda conseguiu finalizar no top10.
Outro destaque foi Cauby Oliveira, também estreante nos Graduados, que conseguiu seu melhor desempenho no ano. O caminho para o pódio começa a ficar cada vez mais curto pra ele.
Grande final será em dezembro
Agora só falta a grande final. A corrida em formato diferente, um mini-endurance com parada obrigatória para troca de kart, é garantia de muita emoção e imprevisibilidade.
A classificação atualizada, resultados da etapa e estatísticas já estão publicadas.
CLIQUE AQUI
As fotos podem ser vistas no link a seguir.
CLIQUE AQUI
Redação: Lucas Prates
Foto: Viviane Silva
Parceiros: