Gerdan domina etapa no RBC Racing

 

Na segunda etapa da 3ª The Kart Cup, os pilotos tiveram que chegar praticamente de madrugada no Kartódromo RBC Racing. Tiveram que lidar com o traçado difícil (2 invertido) e o habitual equilíbrio nas disputas. E tiveram que aceitar a supremacia de Gerdan do início ao fim da corrida. O campeonato começa a ser formatado, e quem quiser ser o campeão terá que manter o bom rendimento nas próximas corridas.

 

Como foi a disputa

O traçado difícil fez muitas vítimas no último domingo. A cada volta alguém escapava e perdia posições, até mesmo alguns dos pilotos mais experientes. A corrida no geral foi tranquila e bastante disputada, como de costume. Desta vez o tradicional pelotão intermediário teve menos pilotos envolvidos: seis no total. Houveram algumas reclamações de toques, mas precisamos dar um desconto, o traçado foi bastante desafiador e erros se tornam mais frequentes.

 

Mais uma vitória para o currículo de Gerdan

O vencedor da etapa, com sua incontestável habilidade, também contou com um pouco de sorte ao ser sorteado com um kart equilibrado. Não teve dificuldades em cravar a pole e liderar a corrida inteira. Fez a volta mais rápida (49.960), o único de todos os campeonatos Akamig a virar na casa de 49 segundos. Gerdan quer o bicampeonato, e até o momento suas chances são grandes.

 

Vinícius salva segundo lugar e mantém liderança

O líder do campeonato não teve vida fácil. Largou no meio do pelotão e teve sangue frio para negociar as ultrapassagens e se livrar das confusões. Rapidamente conseguiu pular para segundo, posição que manteve até o fim. Vinícius tem agora um ponto de vantagem para Gerdan, graças a uma bonificação extra do campeonato.

“Larguei em 11º e consegui alcançar o segundo com poucas voltas, só que Gerdan já estava longe. Fiquei junto com o terceiro disputando, e foi legal, foi bom pro campeonato, não deixou o Gerdan distanciar por enquanto”, contou Vinícius em entrevista exclusiva.

O piloto, que no RBC corre como se estivesse “jogando fora de casa”, deu uma passada no kartódromo alguns dias antes para treinar e pegar a mão do kart. Sim, a organização do The Kart segue todos os passos dos pilotos e não deixa passar nada batido.

“Treino? Que treino? (risos) É, eu dei uma passadinha aqui pois o RBC é longe de onde eu moro, mas não foi o mesmo traçado e a pista estava úmida. Mas deu para pegar o kart, as freadas.”, comentou. “Tem mais duas em Betim, lá eu conheço um pouquinho mais a pista. Tentar dar uma treinada aqui antes da próxima corrida, vamos tentar brigar pelo campeonato.”, finalizou.

 

Rafael e Lucas em alta, Luiz conquista seu primeiro (?) pódio

Rafael Teixeira e Lucas Prates se recuperaram de uma primeira etapa bastante disputada, onde conseguiram resultados medianos. Rafael brilhou do início ao fim, largando em terceiro, trocando de posições algumas vezes, e terminando a corrida também em terceiro. No campeonato aparece agora na quinta posição e cresce na luta pelo top5.

“Corrida boa, perdi algumas posições no começo mas voltei para terceiro. Estou cansado, muito calor. Fiquei empolgado com o terceiro lugar hoje, vou tentar o top5 no campeonato!”, comentou Rafael.

Lucas largou mais atrás, e beneficiou-se dos erros dos adversários para ganhar posições. O diretor chegou a lutar pelo pódio, mas terminou na sexta colocação. No campeonato agora é oitavo, a 9 pontos do top5.

Luiz Assumpção também teve um ótimo dia. Largou mais atrás e se deu bem nas disputas. Terminou em quarto, e na classificação geral está também em quarto. O piloto já tinha um pódio pela categoria Novatos, mas para ele, este é mais especial.

“Larguei mal, não soube aproveitar o kart bom na tomada de tempo. Mas consegui recuperar, quarto lugar tá ótimo. O kart tava top, acabou de ganhar uma corrida inclusive.”, contou Luiz. “[O pódio nos Novatos] também é gratificante mas este significa um passo pra frente.”, completou.

 

Mateus e DK em baixa

Mateus Amaral e Leandro DK não estão tendo um bom início de campeonato. Mateus lutava pelo pódio quando, segundo ele, levou um toque e rodou. Chegou em nono, subiu na tabela de classificação, mas seu desempenho está longe do que conseguiu ano passado.

Já Leandro está pior ainda. Duas corridas, dois toques, dois abandonos. Aparece em penúltimo na classificação geral. Que zica! Para os dois pilotos a esperança é ir bem nas próximas etapas, e principalmente na grande final que terá pontuação dobrada. Não está fácil, mas ainda é possível buscar o almejado top5.

 

André Luis é novato?

André subiu ao pódio de novo nesta etapa, desta vez na quinta colocação. É o terceiro na classificação geral, e na disputa particular entre os 10 novatos do campeonato, o piloto dispara na frente, com quase 20 pontos de vantagem para o novato mais próximo.

“No início perdi umas duas posições e consegui recuperar. As disputas foram tranquilas, o campeonato é muito igual, os pilotos são honestos, por mim não teve nenhuma desleal.”, observou o piloto.

Mas se André anda tão bem, por que é considerado novato? O The Kart explica.

André é sim um piloto experiente. Porém passou algum tempo sem disputar campeonatos, voltando apenas em 2017. Isso faz com que o piloto apareça com pouca pontuação no Ranking de pilotos Akamig, critério utilizado pelo The Kart para definição da categoria de novatos. Na época, a organização do The Kart decidiu não entrar neste mérito, e apenas aplicar a regra estabelecida, mesmo sabendo que esta situação poderia ocorrer.

Além disso, a tendência é que com o passar dos campeonatos o Ranking Akamig amadureça e reflita com maior precisão as habilidades dos pilotos. Tenhamos paciência.

 

Falando em novatos…

Thiago Camilo vai bem, obrigado. O piloto andou em quarto por várias voltas… Mas ainda paga o preço da pouca experiência. Escapou da pista e perdeu posições. Mesmo assim está bem no campeonato, é o segundo melhor novato e está na frente de muitos pilotos mais rodados.

Se o campeonato terminasse hoje, Roberto Veloso também seria um dos três novatos e levar troféu pra casa. O piloto teve dificuldades na largada, mas se recuperou durante a corrida e somou muitos pontos. No RBC, Roberto está em casa.

Por outro lado, João Eto e Davidson Tadeu ainda não decolaram em 2018. Mas parece que é questão de tempo para conseguirem resultados melhores.

 

A corrida também teve convidado!

Igor Notini veio de Divinópolis, terra do melhor refrigerante do Brasil, para correr pela primeira vez no The Kart, com os vários amigos que tem na turma. Não fez feio, andou no pelotão intermediário, e mesmo facilitando a ultrapassagem de vários concorrentes, terminou em décimo quarto. Semestre que vem ele deve participar do campeonato.

 

Como fica o campeonato?

Vinícius continua na frente, com vantagem mínima. A classificação completa pode ser vista no link a seguir.

CLIQUE AQUI

 

Resultados oficiais

CLIQUE AQUI

 

Durante a semana serão publicadas na “NEWS” as deliberações da etapa, classificação oficial e estatísticas da etapa.

Fotos

CLIQUE AQUI

 

Redação e foto: Lucas Prates
Parceiros: