Gerdan conquista título na 2ª The Kart Cup pelos Graduados

Final de temporada no The Kart Championship. Pela categoria Graduados, o título ficou nas mãos de Gerdan. Mais uma conquista para o piloto que começou sua trajetória no kartismo amador no fim de 2014, quando conheceu alguns campeonatos e resolveu se preparar para entrar neles já competitivo em 2015. Primeiro objetivo cumprido, ao chegar na final do Sport Kart MG com chances de título. O piloto continuou evoluindo, e no fim daquela temporada veio seu primeiro título: campeão da Copaminas, categoria acesso.

Gerdan nunca deixou de buscar mais conhecimentos, e de colocar suas habilidades à prova nas mais diversas situações: pista seca, pista molhada, participações em campeonatos aqui em Minas, em torneios de nível nacional realizados em Minas e em outros Estados, endurances individuais e por equipes. Cada nova experiência era um tijolo a mais em sua bagagem de pilotagem.

Três anos depois do início de sua jornada, entrou para a 2ª The Kart Cup, já como um dos favoritos. Na primeira etapa, conquistou um resultado discreto. Mas em seguida emplacou uma série impressionante de 4 pódios seguidos, sendo dois segundos lugares e duas vitórias. Logo assumiu a ponta do campeonato, para não largar mais.

“Eu sabia que a disputa seria intensa. O título está em ótimas mãos, dividir o pódio com Gerdan e Rildo é uma honra enorme.”, comentou Adriano Juliani, o vice-campeão.

“É sempre bom estar no top5 de qualquer campeonato, e ainda mais num campeonato como o The Kart com grandes pilotos. Poderia ter sido um pouco melhor, mas tive um descarte de muitos pontos o que me prejudicou na classificação geral. Mas faz parte!”, ponderou Mateus Amaral, o quinto colocado do campeonato.

É… Os adversários bem que tentaram, mas não conseguiram tirar o título de Gerdan.

Sobre a etapa final: impossível ser mais desafiadora. Traçado diferente, pista molhada, seca, molhada de novo… Corrida com parada obrigatória para troca de kart… Ou seja, os pilotos foram submetidos a vários testes de uma só vez. E Gerdan fez bonito. Não só venceu como colocou mais de 15 segundos sobre o adversário mais próximo. Fechou o campeonato de forma soberana, mereceu o título com todas as honras. E não foi só isso. Durante todo o campeonato, correu sem se envolver em nenhum incidente, sem causar reclamações de nenhum adversário. Desempenho absolutamente irretocável.

“O campeonato foi muito legal, no geral a galera é muito boa, tanto dentro quanto fora das pistas. Eu já estava com uma boa vantagem [para a final], tinha na cabeça que deveria ficar em 5º lugar para depender de mim mesmo.”, contou o campeão logo após a corrida final, referindo-se à considerável vantagem que havia acumulado durante a competição.

Em 2018 todos os pilotos têm uma missão: subir mais um degrau para alcançar o nível do atual campeão. Não será fácil. Mas também não é impossível, basta se dedicar e acreditar. Se hoje Gerdan pode vibrar com títulos, é porque nunca deixou de acreditar que um dia chegaria lá.

Redação: Lucas Prates
Foto: Diogo Hilário

Parceiros: