Antes de mais nada, é permitida ajuda externa para cronometragem de parada. Os ajudantes apenas NÃO PODERÃO ter acesso ao parque fechado de troca de karts. Mesmo assim, a organização do campeonato aconselha os pilotos a levarem seu próprio cronômetro e controlar sua própria parada.
Os boxes estarão abertos do minuto 10 ao minuto 25 da corrida, a abertura e fechamento dos boxes serão sinalizadas com bandeira preta com círculo laranja.
O piloto estará liberado para efetuar a parada obrigatória após sinalização da bandeira pela primeira vez, e deverá efetuar a parada no máximo até a volta posterior à sinalização da bandeira pela segunda vez. Ou seja, completados 25 minutos de corrida, a bandeira será mostrada, e o piloto ainda terá direito de dar mais uma volta antes de efetuar a parada.
A entrada e saída dos boxes é feita no local tradicional, à esquerda no fim da reta principal.
Conforme pode ser visto na imagem desta publicação, o ponto de cronometragem é a linha de chegada. Uma volta completa no traçado 5 dura pouco mais de 47 segundos. Uma REFERÊNCIA para saída dos boxes é quando o cronômetro marcar 3:09, já que a volta de saída dos boxes dura entre 52 e 53 segundos com o piloto andando rápido (podendo haver variação). Uma REFERÊNCIA de ponto de controle é na entrada da curva do cimento, com o cronômetro marcando 3:47, já que o trecho em aceleração plena daquele ponto até a linha de chegada é de cerca de 14 segundos (podendo haver variação). Desta forma a tendência é o piloto registrar a parada com tempo total de 4:01, com um segundo de margem de segurança em relação ao mínimo permitido.
Não é permitido parar na pista para fazer controle de tempo. Antes de entrar nos boxes o piloto deverá na reta principal levantar o braço sinalizando sua intenção de entrar.
Dúvidas serão sanadas no briefing antes da corrida.
Redação e arte: Lucas Prates
Realização: The Kart Championship
Parceiros: