*Atualizado em 28/11/2017 às 13:41
Antes de mais nada, É PERMITIDA ajuda externa para cronometragem de parada. Os ajudantes apenas NÃO PODERÃO ter acesso ao parque fechado de troca de karts. Mesmo assim, a organização do campeonato aconselha os pilotos a levarem seu próprio cronômetro e controlar sua própria parada.
Ao realizar a parada, não será obrigatória a pesagem dos pilotos. Porém, o piloto que desejar tomar água durante a parada obrigatória, deverá solicitar ao fiscal de boxes, efetuar a pesagem, e só então terá permissão para tomar água.
Os boxes estarão abertos do minuto 10 ao minuto 25 da corrida, a abertura e fechamento dos boxes serão sinalizadas com bandeira preta com círculo laranja.
O piloto estará liberado para efetuar a parada obrigatória após sinalização da bandeira pela primeira vez, e deverá efetuar a parada no máximo até a volta posterior à sinalização da bandeira pela segunda vez. Ou seja, completados 25 minutos de corrida, a bandeira será mostrada, e o piloto ainda terá direito de efetuar a parada em seguida.
Para realizar a troca de kart o piloto deverá entrar no box e pegar o primeiro kart da fila de karts disponíveis. Deve levar consigo placa e sensor, e também os lastros. Normalmente tem um fiscal no box para auxiliar nos procedimentos, o piloto pode pedir ajuda a ele, mas a responsabilidade pela correta fixação de placa, sensor e lastros continua sendo do piloto.
A parada obrigatória é contada “de fita a fita”, o piloto abre uma volta e entra para fazer a troca, quando sair e passar de novo na linha de chegada o tempo total deste intervalo (computado na cronometragem como uma volta completa) tem que dar mais que 4 minutos.
A entrada e saída dos boxes será feita no local tradicional, à direita da curva de entrada da reta principal (lembrando que o traçado será invertido). Para sair dos boxes, os pilotos deverão seguir pela reta sem passar pela chicane.
Traçado 11 invertido com chicane
Comprimento: 953 metros
Tempo de volta: 54.600
O kartódromo autorizou a utilização deste traçado, e um teste já foi feito nele. O grupo Amigos do Kart realizou corrida mês passado (vídeo acima), e os pilotos aprovaram a pista. Com uma reta grande, duas curvas desafiadoras e alguns bons pontos de ultrapassagem, as corridas prometem muitas disputas e surpresa para todos, por se tratar de um traçado que não é utilizado.
O ponto de cronometragem é a linha de chegada. Uma REFERÊNCIA para saída dos boxes é quando o cronômetro marcar 3:55, já que o trecho entre a saída dos boxes e a linha de chegada pode ser percorrido em 6 segundos, em média (podendo haver variação). Desta forma a tendência é o piloto registrar a parada com tempo total de 4:01, com um segundo de margem de segurança em relação ao mínimo permitido.
Não é permitido parar na pista para fazer controle de tempo.
Antes de entrar nos boxes o piloto deverá antes do “S” levantar o braço sinalizando sua intenção de entrar.
Dúvidas serão sanadas no briefing antes da corrida.
Redação e arte: Lucas Prates
Realização: The Kart Championship
Parceiros: