O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, onde os estudantes devem conceber, projetar, fabricar, e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. A equipe Fórmula Cefast foi fundada há cerca de 10 anos, e conta majoritariamente com estudantes das Engenharias Mecânica e Elétrica do Câmpus 2 do Cefet-MG. A equipe conta com o apoio de diversas empresas, fundamental para o sucesso do projeto.
Trabalhar em equipe, gerenciar pessoas. Sentir na pele o universo da engenharia e das competições. A última reportagem da série especial Fórmula SAE Brasil traz a entrevista com Pedro Mourão, membro da equipe Fórmula Cefast, do Cefet-MG. Pedro entrou na equipe em 2014, participou dos projetos de motor e transmissão, e na competição de 2016 em Piracicaba-SP foi chefe de motores e piloto oficial da equipe.
O estudante de Engenharia Mecânica contou um pouco de sua história na equipe, como essa experiência influencia sua vida e sua ligação com o kartismo amador. Confira!
Quais foram seus principais aprendizados durante este tempo e o que você viu de evolução na equipe neste tempo?
-Meus conhecimentos de softwares CAD aumentaram bastante, conhecimento de motores, softwares de simulação computacional. Trabalhar em equipe também, gerenciar pessoas. E a equipe evoluiu consideravelmente, principalmente no que diz respeito à engenharia. Cada peça teve um estudo bem mais detalhado, os materiais foram escolhidos mais criteriosamente. Tudo isso refletiu no resultado da competição, conseguimos a terceira colocação nacional em 2016.
Como piloto, você faz algum tipo de treinamento? E o kartismo amador, está presente em sua vida?
-Faço treinamento em uma academia, que patrocina a equipe. Sempre gostei muito de kart, mas nunca participei de competições. Apenas ando com os amigos de vez em quando. O principal motivo disso é o preço do esporte.
Qual você acha que foi a contribuição deste projeto na sua formação técnica e profissional?
-Profissionalmente falando, o fórmula contribuiu pra que eu entrasse realmente no mundo da Engenharia Mecânica. Hoje conheço muitas empresas do ramo, pois sempre precisamos delas pra construir as peças que projetamos. Sem falar dos conhecimentos teóricos que consegui, e dos softwares que aprendi a utilizar e que são muito utilizados na maioria das empresas também.
Parece óbvio dizer, mas é preciso exaltar o espírito competitivo e a paixão por automobilismo que toma conta dos envolvidos com a equipe Fórmula Cefast. Na última quarta-feira (21) eles se reuníram no Kartódromo RBC Racing para uma corrida de kart amistosa, para marcar o fim do período letivo. O The Kart Championship também foi convidado, e dois pilotos representaram o grupo nesta brincadeira.
Os pilotos oficiais da equipe Cefast mostraram que entendem do assunto! Pedro estava na segunda colocação quando levou um toque. Terminou a corrida em quarto, com um desempenho sólido e bons tempos registrados. Ricardo Linhares foi além, largou em último em virtude de uma troca de kart, mas escalou rapidamente o pelotão. Marcou a melhor volta da corrida com 1:12.647 e terminou na segunda colocação, menos de um segundo atrás do primeiro.
O vencedor foi o piloto Paulo Apocalypse, que largou na pole e liderou de ponta a ponta, representando muito bem o The Kart. O outro piloto do campeonato, Lucas Prates terminou na terceira colocação. Confira o resultado completo a seguir.
O The Kart Championship agradece o convite e abre as portas para os estudantes participarem das competições de kart! Estão abertas as inscrições para a The Kart Cup 2017, no link a seguir: http://thekart.com.br/1a-the-kart-cup/1a-the-kart-cup-inscricao/
O The Kart também aproveita a oportunidade para parabenizar toda a equipe Cefast pelo empenho e dedicação, que refletem nos resultados alcançados nas competições.
Fim de ano é época de férias pra todo mundo. Os pilotos descansam e aguardam as competições de 2017. Os membros da equipe Fórmula Cefast vão curtir o fim de ano com suas famílias, e voltar já em Janeiro para concluir os processos seletivos para novos membros, e dar continuidade ao projeto.
Redação: Lucas Prates
Fotos: Paulo Apocalypse e arquivos da equipe Fórmula Cefast.