Começa hoje uma série de reportagens especiais sobre o Fórmula SAE. O The Kart acompanhou um dia de testes da equipe Fórmula Cefast, de estudantes do Cefet-MG, e contará em várias reportagens um pouco da equipe, da competição e do dia-a-dia dos jovens.
O que é Fórmula SAE
O Projeto Fórmula SAE é uma competição de desenvolvimento de produto, onde os estudantes devem conceber, projetar, fabricar, e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula.
As restrições impostas na estrutura do carro e no motor fazem com que o conhecimento, a criatividade e a imaginação dos estudantes sejam desafiados. O carro deve ser construído por um grupo de alunos em um período de um ano e ser levado para a competição para julgamento e comparação com outros veículos de universidades de todo o país. O resultado final é uma grande experiência para jovens graduandos em um complexo projeto de engenharia, que promove intenso aprendizado.
Aqueles que participam do programa ganham experiência significativa em gerenciamento de projeto, design, ensaios, análises, controle financeiro, comunicação e planejamento. A complexidade dos veículos exige que seus integrantes se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança, o que contribui significativamente para a formação profissional dos jovens.
Texto retirado do site http://www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/formula.aspx
Como é a competição
Durante 3 dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando o desempenho de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.
Antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos.
No primeiro dia de competição são realizadas provas estáticas, onde as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. São avaliadas as soluções apresentadas, nos aspectos de manufatura, custos e qualidade do produto final. Os estudantes devem também comprovar numa apresentação para diretores da indústria automobilística que seu produto é economicamente viável dentro do nicho de mercado. Além das avaliações do projeto, o carro também é avaliado: todos os carros passam por uma criteriosa inspeção técnica, onde são vistoriados itens de segurança e regulamento.
As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento. São realizadas provas específicas para determinar o carro melhor ajustado para a competição; prova de aceleração numa reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral, e por fim uma volta em uma pista montada por cones.
No terceiro dia, a prova mais difícil da competição: um enduro de resistência de 22 km, em uma pista travada, que exige muito dos carros e pilotos. Há uma parada no meio da prova para troca de pilotos, e verificação da integridade do veículo. Os veículos que conseguirem passar pelo enduro, ainda passam pela prova de consumo de combustível. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de maneira a garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.
Texto retirado do site http://www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/formula.aspx
A equipe Fórmula Cefast
Este tipo de competição é organizado em muitos países. Criada em 2004, a Fórmula SAE Brasil realizou em 2016 a 13ª edição. Fundada há dez anos, a Fórmula Cefast aposta na continuidade do projeto e repasse de conhecimentos. Todo ano há processos seletivos para preencher as vagas dos estudantes que se formam ou se desligam do projeto. Em 2016 a equipe foi até Piracicaba-SP participar da competição, onde conquistou a terceira colocação.
Nesta semana o The Kart acompanhou um dia de testes da equipe, no Kartódromo RBC Racing e bateu um papo com seus integrantes. Nas próximas reportagens será contada um pouco mais da história da equipe, sua estrutura e a experiência destes jovens nas competições. Fique ligado!
Página do Fórmula Cefast no Facebook: https://www.facebook.com/formulacefast/?fref=ts
Redação: Lucas Prates
Foto: Lucas Prates, dia de testes da equipe Fórmula Cefast