Adriano Juliani é o campeão da The Kart Cup MG

Fim de papo em Minas. Prestes a completar um ano de existência, o The Kart Championship finalmente conheceu seu primeiro vencedor em campeonatos de longa duração. E Adriano Juliani é o nome da fera.

Nascido em Juiz de Fora e criado na região metropolitana de BH, Adriano com seus 30 anos recém completados conheceu o kartismo amador em 2014. Assim como todos os pilotos, chegou sem saber pilotar, andou em último lugar, já teve frustrações, já foi zoado pelos amigos. Sim, todo mundo já passou por isso. Ninguém nasce sabendo pilotar.

Mas como o próprio piloto já contou em entrevistas, nunca perdeu a humildade e a vontade de evoluir. Treinou muito. Muito mesmo. Subiu os degraus do esporte para depois de bastante tempo conseguir disputar bons resultados. Um pódio ali, outro aqui, a primeira vitória, e desde o fim de 2016 a presença dele nas primeiras colocações tornou-se constante.

Estreando na The Kart Cup já como referência no kartismo amador mineiro, não decepcionou, mostrou um desempenho bastante sólido em todas as etapas. E se a vitória escapou em outras ocasiões, a grande final foi palco de uma atuação de gala. Adriano deu show. E convenhamos, foi muito bonito mas não surpreendeu ninguém. O público, os funcionários do Kartódromo de Betim, os próprios adversários na pista, todos conhecem a capacidade de Adriano. E sua determinação para buscar seu primeiro título ditou as regras do jogo. Era a vez dele.

Largando em quarto, se deu mal na largada. Perdeu posições, viveu breves instantes de desespero ao ver todos os seus concorrentes diretos indo embora. Mas ainda na primeira volta conseguiu recuperar e partir para o ataque. Estando em quarto no campeonato, sabia que precisava do resultado. E cumpriu com perfeição o que está na cartilha de “como se dar bem em um endurance”: posição de pista é menos importante do que se parece. O foco deve estar em um bom e constante ritmo de corrida, e em uma parada nos boxes bem executada.

E assim o fez. Entrou para os boxes em quarto lugar, na volta passou dois concorrentes. Seu desempenho pós-parada foi estilo Michael Schumacher, pois com pneus frios conseguiu manter um ritmo forte para passar Rildo quando este executasse a parada. Foi a conta certa. Os últimos 10 minutos de corrida foram com os dois andando juntos, Adriano sempre à frente. Na volta final um pouco de emoção, mas Adriano controlou a situação e cruzou a linha de chegada em primeiro.

“O título é bom mas também cria uma responsabilidade muito grande por ter que andar sempre na ponta. Queria deixar os parabéns à organização, aos pilotos que fizeram disputas leais durante todo o campeonato, todos estão de parabéns. E deixar um muito obrigado pessoal ao Lucas que sempre acreditou em mim e me colocava um nível acima do que eu estava, mesmo não andando bem, isso foi fundamental para eu estar onde estou hoje.”, contou Adriano em entrevista após a conquista do título.

Adriano escreve seu nome na história do The Kart como o primeiro campeão. E assim como ele admirava imensamente os pilotos que ganhavam corridas quando ele começou no kartismo amador, agora ele que será fonte de admiração de quem está começando. É um ciclo se encerrando, e outro começando. Assim é o kartismo amador.

A The Kart Cup que se destaca pela tranquilidade do campeonato, provocada tanto pelo incentivo da organização quanto por própria natureza dos pilotos, foi encerrada em festa. Também, não há quem não fique feliz com um piloto tão carismático vencendo. Os adversários diretos Rildo Wendel, Leo Mol, Mateus Amaral e Ramon Tancredo, que obtiveram enorme destaque durante toda a competição, desta vez viram o título escapar. Infelizmente apenas um pode ser campeão. Mas todos estarão de volta no próximo campeonato, com a mesma vontade de vencer.

As inscrições para a 2ª The Kart Cup começam em breve. O informativo do campeonato já está publicado aqui no site. Todos os pilotos são bem vindos, desde pilotos com experiência internacional até entusiastas que nunca andaram de kart, candidatos a começar um novo ciclo no esporte, assim como fez Adriano. Na The Kart Cup tem lugar pra todo mundo. E é justamente a interação entre diferentes pilotos que faz todos evoluírem sua pilotagem e reforçarem seus laços de amizade.

Um grande abraço e até mais!

Redação: Lucas Prates
Foto: Bruno Tô na folia
Parceiros: