A 5ª The kart Cup teve início neste domingo. Pela categoria Graduados, disputas equilibradas e acirradas marcaram a etapa, sob um sol escaldante de meio-dia. Leandro DK estava inspirado, e após um triunfo em outro campeonato mais cedo, repetiu a dose no The kart. Porém, por aqui não teve vida fácil, pois a disputa entre os quatro primeiros foi emocionante do início ao fim.
DK vence e vai tentar mais uma vez o título
Largando em terceiro, imediatamente atrás do pole Mateus Amaral, Leandro DK em poucas voltas assumiu a liderança. Guilherme Janot e Luiz Assumpção foram juntos com eles, e os quatro fizeram juntos uma corrida de muita adrenalina. Qualquer milímetro de erro poderia ser fatal para as pretensões dos pilotos.
Nas últimas voltas Mateus tentou dar outro bote no líder, no final da reta principal (traçado invertido). DK fechou a porta, ou melhor, bateu a porta na cara do adversário, quase causando um acidente. Ele não queria de forma alguma deixar de ganhar. Felizmente Mateus conseguiu segurar seu kart, acabou perdendo mais uma posição pra Luiz, mas salvou um terceiro lugar importante.
“Foi uma guerra! Mas deu pra ganhar graças a Deus. Meu kart também não estava 100%, a aceleração não estava voltando, eu tinha que voltar com o pé.”, contou Leandro DK, em entrevista exclusiva para esta reportagem. O piloto já liderou a classificação do campeonato em outras edições, mas no fim das contas acabou sem o título. Em 2019 mais uma vez o piloto parte em busca da conquista inédita.
Luiz reafirma sua capacidade
O título recém conquistado no Sport kart credenciou o nome de Luiz Assumpção entre os maiores do kartismo amador mineiro. Na estreia da temporada, o piloto não decepcionou. Pódios em três dos quatro campeonatos que participa no mesmo dia. No The kart largou em quinto, pulou para quarto na largada e seguiu os líderes até o fim. Quando teve a oportunidade, aproveitou-se das disputas dos colegas para alcançar o segundo lugar e levar pra casa muitos pontos. Outro forte candidato ao título!
Atual campeão continua em alta
Mateus Amaral, o atual campeão do The kart, conseguiu a pole-position e por pouco não leva também a vitória. O terceiro lugar pode ter parecido decepcionante diante das circunstâncias, mas pensando no campeonato, está de bom tamanho.
“Na tomada de tempo acabei fazendo pole position e nas primeiras voltas consegui manter a primeira colocação. Os quatro primeiros estavam andando muito junto e o DK acabou me passando. Mantive a 2ª posição seguido pelo Janot e o Assumpção boa parte da corrida até que faltando três voltas para o final o DK entrou um pouco mais lento na reta principal e eu tive a chance de passar, cheguei a colocar meio kart de lado seguido no vácuo pelo Janot, mas no final da reta o DK não deixou espaço e tiver que travar forte os freios e por pouco não batemos… Com isso o Assumpção assumiu a 2ª colocação e eu acabei terminando em 3º”, contou Mateus.
Guilherme Janot, que chegou a ser segundo durante a corrida, acabou em quarto lugar. Fez também a melhor volta da corrida. É outro piloto que deve vir forte este ano.
Rafael fecha o pódio
Rafael Teixeira, o campeão do Amigos do kart 2018, praticamente correu sozinho em quinto lugar. Bom início de campeonato, que dá esperanças para que o piloto possa repetir aqui o sucesso alcançado no outro campeonato.
“Acredito ter feito um boa corrida, na tomada de tempo peguei uma boa referência andando junto do Luiz e o DK, conseguindo um quarto lugar na largada. Na corrida não larguei bem e já perdi esse quarto lugar para o Luiz logo na primeira curva. Os quatro primeiros estavam virando meio segundo mais rápido a cada volta e foram distanciando. Porém eu também abria muito do sexto a cada volta, assim fiz a corrida toda sozinho e sem dispostas. Para mim o quinto lugar foi ótimo! Minha meta é chegar entre os 5 primeiros no final da temporada.”, revelou o piloto.
Outros campeões em ação
Breno Las-Cazas, campeão da Corrida dos Amigos categoria Acesso em 2018, debutou no The kart com uma sólida apresentação. Correu sozinho grande parte da corrida, e finalizou em sexto lugar.
Marcelo Campos, campeão do Stockkart 2018, também debutou neste domingo fechando o top10 da corrida, logo atrás de Adriano Juliani, o campeão da primeira edição do The kart, em 2017.
Guilherme Leite, campeão dos Novatos no Netkart e campeão do Troféu Estreantes Akamig, ambos títulos conquistados em 2018, foi um dos que subiram de categoria este ano no The kart. O piloto cometeu um erro na corrida, mas ainda se recuperou para finalizar numa boa oitava posição.
Marcos Paulo foi outro que subiu para os Graduados em 2019. Porém, o campeão dos Novatos na 4ª The kart Cup não teve uma estreia tão boa assim. Finalizou fora do top10, e agora aposta suas fichas nas próximas etapas.
O The kart Championship está recheado de estrelas nesta temporada…
Resultados oficiais e estatísticas
CLIQUE AQUIClassificação Graduados
CLIQUE AQUIClassificação Novatos
CLIQUE AQUIFotos
CLIQUE AQUIMensagem do diretor
– A estreia da 5ª The kart Cup foi excelente, deu tudo certo, o campeonato parece que subiu ainda mais o seu nível. No meu caso em específico, ficar de fora assistindo não é fácil. Mas assim que eu não estiver mais sentindo dores no braço eu volto a participar.
A corrida dos Novatos foi muito boa, porém houveram mais incidentes que o esperado. No próximo briefing vamos bater um papo a respeito… Já nos Graduados, as disputas foram de altíssimo nível, a turma está de parabéns. Espero que os novos pilotos tenham gostado e que permaneçam no campeonato por muito e muito tempo!
Próxima etapa
Dia 10/03/2019 no Kartódromo de Betim. Todas as informações podem ser vistas aqui no site.
Redação: Lucas Prates
Foto: Bruno Carvalho (@tonafoliabh)
Parceiros: