Léo Haiduck vence sua primeira no The kart, no fechamento da temporada

 

A 4ª The Kart Cup chegou ao fim no último domingo. Com pista molhada no Kartódromo RBC Racing, os pilotos da categoria Graduados inauguraram as atividades do dia. A etapa final no tradicional formato de mini-endurance de 40 minutos com uma parada para troca de kart foi dominada por Gerdan e por Léo Haiduck, mas quem se deu bem mesmo foi Mateus Amaral, que ficou com o título da competição.

 

 

Léo Haiduck, o rei da chuva

Quando chove, o kartismo mineiro inteiro já sabe: Léo Haiduck é sempre um dos favoritos. E não deu outra. Largando da nona posição, o piloto logo já figurava entre os primeiros. Fez uma corrida segura, andou em segundo lugar durante um tempo, e depois assumiu a liderança. Cravou sua primeira vitória na competição. De quebra, subiu bastante na classificação graças à pontuação dobrada, e finalizou o ano em terceiro.

“Acordei animado porque gosto de correr na chuva, mas minha posição no campeonato não era nada boa e largando em nono. Porém, fiz uma boa largada e com 3 curvas conseguir passar o líder do campeonato, que largou em primeiro. Fiquei em segundo um bom tempo e após a parada obrigatória fui recuperando a diferença do líder da prova e assumindo a liderança. Ai foi só tentar manter a tranquilidade até concluir a prova em primeiro. Para minha surpresa consegui ficar em terceiro lugar no campeonato, algo que eu nem imaginava. Fiquei muito feliz. Parabéns aos pilotos e organizadores, campeonato muito bom e turma nota 10.”, comentou o piloto.

 

 

Guilherme Janot chega em segundo e quase termina no top5

Guilherme fez uma ótima corrida, sem grandes sustos, e terminou na segunda colocação. Foi seu segundo pódio no campeonato. O piloto foi uma das atrações deste semestre, com boas atuações, passadão por fora nos adversários, e fora das pistas sempre irreverente e alto astral. Porém, com a combinação de resultados, ele não alcançou o top5, terminando em sexto no campeonato. Faltou pouco!

 

 

Mateus Amaral chega em terceiro e fica com o título

Mateus comeu quieto o semestre inteiro. Foi acumulando bons resultados e discretamente se mantendo na parte de cima da tabela. Chegou à final muito bem posicionado, mas as condições ainda não lhe pareciam tão favoráveis. Mas desta vez a sorte sorriu para o piloto, e uma corrida sem sustos no início, mas com requintes de crueldade e apreensão no final, e combinada com erros de adversários, lhe deram, finalmente, o título de campeão do The kart Championship.

“Logo na largada perdi algumas posições, e com a pista molhada fui aos poucos recuperando e fiquei a maior parte do tempo em 3º lugar. Deixei pra fazer a parada no limite do fechamento dos boxes, deixando uma margem segura no cronômetro pra não errar na parada. Depois da troca de kart, acabei rodando duas vezes sendo que em uma delas acabei perdendo uns 50 segundos, o que me fez perder algumas posições na pista. Acabei chegando em 6º mas com a punição de alguns pilotos acabei herdando o 3º lugar da corrida e conquistando o 1º lugar no campeonato!”, resumiu Mateus, que entra para o rol de campeões ao lado de Gerdan e Adriano Juliani. Só nome de peso!

 

 

Gerdan fica em quarto mesmo estourando a parada

Gerdan conseguiu um feito extraordinário nesta etapa. Mesmo fazendo a parada obrigatória abaixo dos 4 minutos (e penalizado com uma volta por isso), o piloto ainda manteve um lugar no pódio. O que significa que ele voou durante a corrida. Ficou em quarto, e foi o vice-campeão após dois títulos consecutivos no The kart.

“Consegui pular pra primeiro na primeira curva e assim terminei a primeira perna. Eu estava mais rápido que o Léo, saí dos boxes um pouco antes e controlaria o tempo da parada na pista, mas como eu estava muito rápido, não foi suficiente. Na entrada da reta eu vi que não ia dar, quase até provoquei um acidente, passei com 3:59. Perdi toda a esperança pois eu não lembrava como era a punição, achei que era desclassificação. Então meio que desisti da corrida, consegui me manter rápido mas o Léo me passou e terminei em segundo.”, contou Gerdan, que em 2019 tentará retomar o título.

 

 

Rafael salva um pódio pra terminar o ano

Após um semestre cheio de resultados ruins, Rafael Teixeira conseguiu pódio na final, levando pra casa um troféu muito bonito e também uma sacola para capacete do The kart, entregue aos cinco primeiros desta corrida.

“Para variar, assim como todas as outras etapas no RBC não fiz uma boa corrida. Peguei um carro ruim na primeira perna e com a pista ainda molhada fui tentando achar o melhor traçado. Na segunda perna peguei um kart melhor e com a pista mais seca fui ganhando posições. No final cheguei em nono. Mas com os erros de paradas do pilotos à frente consegui um quinto lugar, levando meu único troféu desse semestre para casa! Que a próxima temporada seja melhor! (risos)”, finalizou o piloto.

 

 

Festival de erros

Mesmo com a brecha no regulamento, que permitia os pilotos andarem lentos na pista para fazer controle de parada, muitos cometeram erros. Foi o caso de Adriano Juliani, que era o líder do campeonato, e também dos pilotos Victor Silva, Rildo Wendel, Vinícius Freitas, Alan Silva, Luiz Assumpção, além de Gerdan, como já foi mencionado.

Ano que vem o regulamento será ainda mais rígido neste quesito, é bom os pilotos ficarem espertos!

 

 

Como ficou o campeonato?

Mateus Amaral foi o campeão, seguido por Gerdan, Leo Haiduck, Leandro DK e Adriano Juliani. Os quatro primeiros ganharam vaga para a Copa dos Campeões Akamig, a ser disputada dia 15/12 em Betim. A reportagem especial sobre o desfecho do campeonato será publicada em breve.

 

 

Resultados oficiais e estatísticas

Em breve

 

Classificação

CLIQUE AQUI

 

 

Fotos

CLIQUE AQUI

 

 

Mensagem do diretor

– Fechamos mais um campeonato, corrida imprevisível e pessoal satisfeito. Só tenho a agradecer aos pilotos, que estão fazendo a cada disputa com que o The kart ganhe destaque no cenário do kartismo amador estadual. Ano que vem nos vemos na 5ª The kart Cup!

 

 

Próxima etapa

Dia 03/02/2019 no RBC Racing, será a estreia da 5ª The Kart Cup. Antes disso será realizada dia 15/12 a Copa dos Campeões Akamig, como encerramento da temporada do kartismo amador mineiro.

 

 

Redação: Lucas Prates
Foto: Lucas Prates

Parceiros: