Qual a influência do peso no desempenho de um kart amador?

O kartismo amador é um esporte equilibrado e imprevisível, pelo menos em teoria. Muitos kartódromos estão sempre empenhados em manter a manutenção dos karts de aluguel em dia, e seu desempenho o mais equalizado possível, para que seus clientes decidam na pista quem é o melhor.

No domingo 16 de outubro o The Kart realizou o Endurance Gramane individual no Kartódromo de Betim. No dia anterior os karts foram revisados e ajustados para apresentar o mesmo desempenho em pista, trabalho elogiado por todos durante e após a competição.

Uma característica interessante e inovadora desta competição foi levar para a pista simultaneamente duas categorias diferentes de peso: 85kg e 100kg. Este contexto foi bastante propício para reacender uma velha dúvida que sempre ronda os pilotos: qual a influência do peso no desempenho de um kart amador?

Para fazer esta comparação sob o ponto de vista científico seria preciso um controle bem rigoroso de diversas variáveis, como clima (temperatura e vento), variação da aderência da pista, diferença de pilotagem entre os pilotos, distribuição de peso e centro de gravidade do sistema kart-piloto, influência do “vácuo”, diferença entre os equipamentos, nível de combustível, desgaste de pneu… Ou seja, um experimento científico nestes moldes seria impraticável.

Por outro lado, ter os karts bastante equalizados na pista no mesmo intervalo de tempo, e contando com pilotos de mesmo nível de pilotagem é a melhor situação possível para se fazer qualquer cálculo a respeito da influência do peso. Os resultados, se não podem ser quantificados com rigor, pelo menos apontam para um provável resultado válido, que retrata com certa precisão a realidade.

De posse do resultado oficial da competição, os cálculos foram feitos. Para comparar os dados foi utilizada uma média entre o melhor tempo de 4 pilotos de cada categoria (do 2º ao 5º mais rápidos). O resultado foi interessante: para o Traçado 1 normal de Betim (1100 metros, média de velocidade de 61,4km/h) a diferença foi de 655 milésimos, ou 0,63% do tempo médio de volta.

Trocando em miúdos e utilizando a própria pista de Betim como referência, temos que cada 5kg a mais que o piloto carrega, faz com que ele ande pouco mais de 2 décimos de segundo mais lento por volta.

Confira os cálculos:

(LEVES)
LEO HAIDUCK 1:04.101
WELDES CAMPOS 1:04.196
VIVI GOLA 1:04.299
THIAGO ESCOBAR 1:04.303
média: 1:04.225

(PESADOS)
RILDO WENDEL 1:04.840
MILTON SANTOS 1:04.861
ALEXANDRE ARAUJO 1:04.897
LUCAS PRATES 1:04.920
média: 1:04.880

diferença: 0.655
Tempo médio da pista: 1:04.507
diferença em porcentagem: 0,63%

Lembrando mais uma vez que este resultado deve ser pensado apenas como referência, pois os cálculos realizados não têm embasamento científico por não levaram em conta diversas outras variáveis.

E aí, ficou surpreso? Ou você já esperava o resultado? Deixe nos comentários sua opinião!

Redação e arte: Lucas Prates
Foto: Borsatto
Realização: The Kart
Apoio: Kartódromo de Betim
Patrocínio: Marmoraria Gramane / Viakart / Biovisão

biovisao-no-site

gramane-no-site

viakart-site